Livros didáticos com conteúdos relacionados à cultura rural serão distribuídos no Amazonas

Buscando favorecer a educação do homem do campo, o Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) iniciou o repasse de 9.780 livros didáticos cujos conteúdos apresentam relação com a cultura da vida rural. Os volumes beneficiarão 4.551 estudantes de 22 municípios do Amazonas.
 
De acordo com a Seduc, os municípios beneficiados serão: Anamã, Atalaia do Norte, Barreirinha, Borba, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Guajará, Itacoatiara, Japurá, Manacapuru, Manicoré, Nhamundá, Parintins, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé e Urucurituba. 
 
A distribuição total dos livros está prevista para ser concluída em abril, beneficiando alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública estadual, com faixa etária de 6 a 10 anos de idade.  
 
A distribuição faz parte de uma política afirmativa de valorização da cultura do campo e é um reconhecimento dos organismos gestores da educação ao homem rural e sua contribuição para com a cultura e economia do país. “Os livros darão suporte aos professores que atuam no ensino fundamental. O grande diferencial é a vinculação do conteúdo escolar com o cenário e elementos relacionados à vida no campo”, é o que explica o representante da Seduc e coordenador estadual do programa Educação do Campo, professor Antônio Costa. 
 
Segundo ele, geralmente quando as crianças da zona rural crescem, migram para a cidade grande. “Para sanar esse problema e conter o êxodo rural os livros buscarão aproximar as crianças de sua própria cultura, revelando a importância de atividades como as empreendidas no segmento agrícola”, apontou.
 
“Como diferencial, os livros levarão as crianças a uma maior identificação com a sua própria realidade. Por meio desse material didático elas vão ler a própria história e a partir disso valorizar o ambiente escolar, o município onde vivem e todas as riquezas naturais da sua terra”, completou Antônio Costa.
 
 
Coordenador estadual do programa ‘Educação do Campo’, Antônio Costa disse que mais de 9,7 mil livros serão distribuídos a escolas do Amazonas.
 
Em todo o Brasil serão atendidos 12 milhões de alunos. No Amazonas, 4.551 estudantes de 46 escolas da zona rural receberão 9.780 volumes. As instituições foram selecionadas pelo MEC.