Mais de 118 mil alunos da rede estadual de ensino participarão da segunda edição da Avam em Avam 2024

Educação_Alunos em sala de aula_Euzivaldo Queiroz

A avaliação será aplicada de 12 a 16 de agosto e será voltada para estudantes dos 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio

Aproximadamente 120 mil estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas realizarão a segunda Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas (Avam) de 2024, de 12 a 16 de agosto. Com base nas Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e Matemática utilizadas, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a prova é aplicada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

Desde a implantação, no ano de 2020, a Avam tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes de 2º, 4º e 8º ano do Ensino Fundamental, além da 2ª série do Ensino Médio, e produzir um painel da educação do estado, ferramenta fundamental na elaboração de políticas públicas em prol da melhoria da qualidade do ensino. No total, 118.958 mil alunos da rede estadual serão avaliados.

A prova será realizada nas escolas estaduais dos 62 municípios do  Amazonas, sendo 226 unidades de ensino da capital e 370 unidades do interior. A projeção para a segunda edição da Avam de 2024 é de que 118.958 mil estudantes participem da avaliação, dos quais 58.118  na capital e 60.840 no interior.

A ação, que é coordenada pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Secretaria de Educação, por meio da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), fornece um panorama geral do nível de aprendizagem dos alunos da rede estadual, como a identificação de desafios a serem superados, bem como pontos de destaque.

“É um instrumento avaliativo que produz um diagnóstico rápido da aprendizagem dos estudantes,  proporcionando que as escolas e a rede estadual possam  traçar suas estratégias de intervenção para sequência do ano letivo”, disse o gerente da Gaade, Murilo Diniz.

Indicadores pedagógicos e preparação

Os resultados adquiridos a partir da avaliação serão condensados em relatórios produzidos pelo “Microsoft Power BI”, que possibilita a aplicação de diversos filtros (por estudante, por turma, por turno, por escola e por município) para identificação dos percentuais de acertos e erros em cada habilidade avaliada.

Na Escola Estadual Raio de Sol, localizada no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, a equipe pedagógica utilizou os dados obtidos nos anos anteriores para potencializar ainda mais o projeto ‘Conexão Raios’, desenvolvido na escola. Segundo a diretora escolar, Déborah Rodrigues, o projeto faz um acompanhamento em todos os anos de ensino atendidos na unidade.

“Toda a equipe, desde o administrativo e, principalmente, no corpo pedagógico, possui professores de Língua Portuguesa e Matemática. Nós fazemos aulas de revisão e aulas de conteúdos aplicando dinâmicas e metodologia diferenciadas”, explica a diretora.

Texto: Andrya Pietra

FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar