Mais de meio milhão de estudantes participarão de simulado organizado pela Seduc

IMG_6391

Com o objetivo de auxiliar os estudantes em seu processo de aprendizagem e prepará-los para o bom desempenho em avaliações de caráter nacional e estaduais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem aplicado simulados em suas escolas. Já realizado no primeiro semestre de 2012, um novo simulado está programado para o mês de setembro e atenderá a mais de meio milhão de estudantes, incluindo os das redes municipais.

Conforme registro oficial da Secretaria, no primeiro semestre deste ano 520,8 mil estudantes, inclusive das redes municipais tiveram acesso aos simulados. Participaram destas avaliações, alunos do 4º, 5º, 8º e 9º ano do ensino fundamental.

Até o ano passado, segundo informações de um dos coordenadores da ação, professor Eriberto Façanha, o trabalho era realizado apenas nas escolas da rede estadual. Esse ano, por meio de parceiras com as prefeituras, a Seduc estendeu o projeto para as redes municipais. A previsão é que 417,6 mil estudantes das secretarias municipais de ensino tenham acesso aos simulados aplicados pela Seduc.

“Uma das novidades esse ano é que o secretário de Educação (Rossieli Soares da Silva) determinou que os simulados preparados pela Seduc também fossem oferecidos para as escolas das redes municipais, tanto da capital quanto do interior. Assim, os alunos do ensino fundamental de todo o Estado, e não somente os da rede estadual, vão chegar para fazer as avaliações com a experiência de terem participado dos simulados”, explica Eriberto.

Segundo ele, são as próprias escolas que aplicam e corrigem as provas dos simulados. No caso da Seduc, de posse do desempenho de cada aluno ou turma, cabe às escolas enviarem para a gerência de ensino fundamental do órgão o plano de intervenção pedagógica que elas pretendem executar para diminuir a dificuldade que a unidade de ensino, ou determinada turma, possa ter apresentado no simulado.

Os simulados aplicados pela Seduc servem de preparação para os alunos que participarão da Prova Brasil e das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ambas aplicadas pelo Governo Federal. Prepara também para as provas do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), realizado pelo Estado.

Saeb

Assim como a Prova Brasil, o Saeb é uma avaliação para diagnóstico, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

A diferença para a Prova Brasil é que o Saeb é uma avaliação amostral, aplicada apenas para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental, e do 3º do ensino médio. As escolas que participam são escolhidas pelo MEC. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Ideb, ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Já as médias de desempenho dos alunos no Sadeam subsidiam o cálculo que a Seduc faz para chegar ao Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado do Amazonas (Ideam), ao lado das taxas de aprovação também.

A Prova Brasil e o Saeb são aplicados a cada dois anos (em anos ímpares). Já o Sadeam é aplicado todos os anos. As três avaliações estão prevista para serem realizadas em novembro de 2013.

Resultados práticos

Preocupada em manter o nível do desempenho de seus alunos na Prova Brasil, a escola estadual Raio de Sol, localizada no conjunto Nova Cidade, Zona Norte de Manaus, realiza por iniciativa própria desde 2012 simulados direcionados a estudantes do 5º ano do ensino fundamental baseado nas matrizes das avaliações do Governo Federal.

Na escola, o simulado deste ano já foi aplicado e segundo a gestora da unidade de ensino, Terezinha Macedo, a partir dos resultados obtidos, os professores iniciaram um trabalho de reforço em Língua Portuguesa e Matemática com os alunos que apresentaram dificuldade. O desempenho geral dos estudantes também fez a escola acreditar que pode melhorar a nota da Prova Brasil. “É claro que temos crianças com dificuldades, mas somos ousados”, afirmou a gestora.

A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

A escola estadual Raio de Sol foi fundada em 2009. Em menos de quatro anos, já conquistou o prêmio Escola de Valor por duas vezes. No mais recente, em 2012, a escola foi premiada por ter aumentado a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado do Amazonas (Ideam) de 3,8 para 4,7. Na Prova Brasil, a nota da escola saltou de 3,8 para 4,1.

Terezinha Macedo explica que enquanto os alunos recebem aulas de reforço em Língua Portuguesa e Matemática, a escola também trabalha paralelamente a formação dos professores. “Realizamos um workshop, em abril, para que os professores pudessem saber identificar os descritores cobrados nas avaliações nacionais, e assim trabalhá-los melhor com os alunos”, disse a gestora.

A escola estadual Raio de Sol atende regularmente a 600 alunos. A unidade de ensino oferece o ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino. Em 2012, 89,5% dos estudantes matriculados foram aprovados para a série seguinte.