Matrículas registram mais de 7,5 mil atendimentos via internet

IMG_6984

Realizado entre 8 e 13 de janeiro o processo de matrículas para as redes públicas Estadual e Municipal de ensino registrou entre os dias 8 e 10 de janeiro – 60.179 matrículas. Destas, 7.501 foram realizadas via internet, por meio do portal www.matriculas.am.gov.br

Conforme a gerente da Central de Matrículas, Irlanda Araújo, o procedimento realizado via internet está trazendo agilidade ao serviço disponibilizado à população pelo poder público. “Os mais de 7 mil atendimentos foram efetivados via internet, com as pessoas requisitando suas matrículas em suas próprias residências ou locais de trabalho” , citou Irlanda Araújo.

Disponibilizado conjuntamente pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, o serviço via web foi planejado com o intuito de trazer mais comodidade à população e reduzir as grandes filas em escolas que servem como postos de atendimento. “É um procedimento que está à disposição para acesso gratuito e que pode trazer a esta uma grande comodidade. No entanto, notamos que tradicionalmente, mesmo tendo a opção de realizar o procedimento via internet, a população ainda assim opta por receber o atendimento nos postos”, citou Irlanda.

Para fazer uso do serviço basta à pessoa interessada acessar o portal www.matriculas.am.gov.br e fazer a requisição para a escola que deseja, observando se esta ainda possui a vaga para a série pretendida. “Após fazer o cadastro a pessoa deve imprimir a carta de designação e a partir daí tem três dias úteis para procurar a escola que obteve a vaga para efetivar a matrícula”, concluiu a gerente.

Novos Alunos

No período de 8 a 13 de janeiro o sistema de matrículas está aberto para os alunos que pretendem ingressar em 2014 na rede pública de ensino e que não estudaram nesta rede no ano de 2013.

Na referida etapa o sistema estará aberto para solicitação de vagas para todos os níveis educacionais, sendo eles: Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Além de poder ser realizado via internet, os atendimentos podem, também ser realizados presencialmente. Para quem assim preferir, o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus disponibilizaram 716 postos para atendimento.

Balanço

Conforme a Central de Matrículas, nos dias 8, 9 e 10 de janeiro foram realizados 60.179 procedimentos, dos quais 7.501 foram realizados via internet e 52.678 foram realizados pelos pais e responsáveis de forma presencial.

Conforme registro da Central de Matrículas, dos 60.179 procedimentos de matrículas registrados, cerca de 34 mil foram solicitados para escolas da Seduc e cerca de 26 mil foram solicitados para escolas da Semed.

De acordo com a assessoria de comunicação da Seduc, no que compete à rede pública estadual de educação, das 19 mil vagas com expectativaainda para serem preenchidas, cerca de 1.700 estão disponíveis para as escolas do Distrito 1 (zona sul), 3.529 para as escolas do Distrito 2 (zona sul), 2.220 para as escolas do Distrito 3 (zonas centro-oeste e centro-sul), 4.389 para as escolas do Distrito 4 (zonas oeste e centro-oeste), 3.348 para as escolas do Distrito 5 (zona leste), 2.929 para as escolas do Distrito 6 (zona norte) e 1.230 para as escolas do Distrito 7 (zona norte). Segundo a Central de Matrículas, estes números são volantes, visto que o sistema é alimentado em tempo real.

Ainda segundo a Central de Matrículas, para a etapa de atendimento destinado a novos alunos, as redes públicas Municipal e Estadual disponibilizaram cerca de 150 mil novas vagas, sendo aproximadamente 51 mil para as escolas da Semed e 99  mil para escolas da Seduc (subdivididas em 53 mil para a capital e 46 mil para o interior)