MEC e CEE lançam sistema nacional de informações da educação profissional e tecnológica

O Conselho Estadual de Educação (CEE-AM), juntamente com o Ministério da Educação (MEC) estão divulgando até amanhã (dia 12), em Manaus, o novo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). O instrumento disponibilizará, mensalmente, aos alunos desta modalidade de ensino, informações sobre a autorização de funcionamento do curso e validade dessa permissão.

Além de divulgar o Sistec, desde a última quarta-feira (dia 10), um grupo de assessores do MEC realizaram também, o trabalho de pré-cadastramento das entidades autorizadas pelo CEE-AM  e capacitando técnicos para que em janeiro o Sistema já possa estar em funcionamento.

Vinte e uma instituições, entre elas o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), já participaram desta fase de credenciamento que está sendo promovida até amanhã na Escola Superior Tecnológica do Amazonas, na Avenida Darcy Vargas.

Todas essas informações prestadas pelas unidades de ensino serão ratificadas pelo Conselho Estadual de Educação para que o aluno possa conferir se sua escola está apta a oferecer a educação profissional e tecnológica.

Segundo o assessor do Mec e representante do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, professor Luís Donizete, o estudante poderá visualizar estas informações na página do Mec, um mês após a efetivação de sua matrícula. “Esse instrumento é simples e permitirá que a população saiba se os cursos disponíveis em sua cidade seguem os critérios para estar funcionamento”, acrescentou.

Luís explicou que muitos alunos concluíam seus cursos profissionalizantes e/ou tecnológicos sem saber se o MEC valida o diploma oferecido pela entidade que o oferece. “Muitas eram as dúvidas e por isso criamos o Sistec que vai estar dando este suporte ao aluno”, afirmou.

De acordo com Luís, somente serão cadastradas no novo sistema as matrículas novas para os cursos que iniciarão novas turmas em janeiro de 2009. Se a pessoa já for aluno, deve aguardar que a sua escola efetue o seu cadastro e de seu curso. “Não só as instituições públicas estarão no nosso banco de dados, como também todas as entidades particulares previamente credenciadas”, disse.

 

O Sistec é um serviço de utilidade pública e dá visibilidade às instituições que seguem os critérios exigidos por cada Conselho Estadual de Educação, permitindo que o cidadão tenha informações atualizadas sobre o curso profissional e tecnológico que está cursando e a entidade que o oferece.