MEC orienta a formulação de ‘Planos Municipais de Educação’ no Amazonas

Nesta quinta-feira (04 de junho), o representante da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Clodoaldo Souza, conduzirá uma conferência direcionada a dirigentes da educação pública de Manaus orientando a criação do Plano de Educação do Município. A ação conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Na última quarta-feira o representante do Mec fez uso do Centro de Mídias da Seduc transmitindo instruções aos municípios amazonenses – por meio de teleconferência – para a futura formulação e implementação dos Planos de Educação nestas localidades.

Este trabalho de orientação vem sendo realizado em todas as regiões do país e por meio dela o MEC está orientando a formulação dos Planos de Educação que, uma vez implementados, têm status de lei e rege as ações educacionais de cada município brasileiro, respeitando suas especificidades, cultura e demanda.

Na manhã desta quinta-feira (04), a palestra de orientação será realizada no Centro de Formação Padre José de Anchieta (Cepan/Seduc) e será direcionada a dirigentes da Secretaria Municipal de Educação, Conselhos Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas, União dos Dirigentes Municipais de Educação, dentre outros órgãos ligados à área educativa.

Este trabalho desenvolvido pelo MEC no Amazonas conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A gerente de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Lucilene Macedo, informou que o Amazonas já possui seu Plano Estadual de Educação que foi elaborado após uma ampla discussão com as bases – gestores, professores, alunos e seus responsáveis, sindicatos, etc – e foi aprovado pela Assembléia Legislativa no ano de 2008.