Noite de emoção na formatura do Centro de Mídias

Na última sexta-feira, dia 5, oito mil estudantes que moram nas regiões mais longínquas e isoladas das comunidades rurais do Amazonas tornaram um grande sonho em realidade: concluir a educação básica. Sem precisar sair de perto de suas famílias e de suas comunidades, os estudantes do Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica do Centro de Mídias da Seduc concluíram o ensino médio escrevendo a história de suas vidas com caneta, papel e tecnologia, traçando um novo futuro para o Amazonas.

Entre estudantes e familiares, mais de 15 mil pessoas de mais de mil comunidades rurais de todos os 62 municípios amazonenses acompanharam a solenidade especial de formatura montada pelo Governo do Amazonas, por meio da Seduc, que aconteceu no Centro Cultural Povos da Amazônia, com a participação do governador Eduardo Braga e do secretário da Seduc, Gedeão Amorim.

Durante a solenidade Eduardo Braga destacou a importância da iniciativa pioneira colocada em prática pela Seduc desde 2007, que democratiza o acesso ao conhecimento, rompe barreiras e leva o ensino aos pontos mais distantes do estado.

“Queremos parabenizar a todos aqueles que se esforçaram e concluíram o ensino médio. Essa é uma vitória do Amazonas e do Brasil”, disse o governador, lembrando que a educação transforma, resgata a dignidade das pessoas e dinamiza o desenvolvimento sócio-econômico de um povo.

Ao falar sobre os investimentos realizados na área e lembrar que a educação é uma ponte que liga o presente ao futuro, Eduardo Braga destacou o papel da Universidade do Estado do Amazonas na multiplicação do conhecimento e interiorização do desenvolvimento e lembrou que hoje a instituição atende 44 mil alunos, sendo 24 mil no interior.

De acordo com Gedeão Amorim a formatura sela o reconhecimento de um projeto de ensino que é pioneiro no Brasil. “Estamos utilizando a tecnologia para promover o desenvolvimento social por meio da educação”, citou.

A formatura da primeira turma de ensino médio do Centro de Mídias marcou os três anos de funcionamento do projeto. Os oito mil estudantes que iniciaram os estudos em 2007, de 46 municípios das 334 comunidades rurais do Amazonas, participaram da cerimônia interagindo com as autoridades presentes ao evento através de videoconferência em tempo real. Atualmente, mais de 25 mil alunos de 1.000 comunidades rurais em todos os 62 municípios do Estado do Amazonas integram o projeto, que além de atender todas as séries do ensino médio, beneficia estudantes do 6º ano do ensino fundamental e em 2010, deve atender também alunos do 7º ano do ensino fundamental.

As aulas do Centro de Mídias são geradas via satélite em Manaus para as comunidades rurais do Amazonas, por meio do sistema de IPTV – modalidade de videoconferência, com interatividade de som, imagens e dados.

No estúdio do Centro de Mídias, que fica em Manaus, professores especialistas ministram aulas que são transmitidas em tempo real para comunidades rurais do Amazonas, permitindo que os estudantes possam conversar e tirar suas dúvidas durante as aulas. Na outra ponta, um professor que desempenha o papel de mediador e facilitador, coordena as aulas na classe da comunidade rural. As aulas são todas minuciosamente planejadas por professores de cada disciplina, que utilizam recursos como trechos de filmes, obras de arte e animações em 3D para ilustrar suas aulas e facilitar a assimilação do conteúdo por parte dos alunos.