Nova etapa de vacinação contra o HPV chega às escolas públicas estaduais do Amazonas

12-08-13-VACINAÇÃO HPV NA ESCOLA FUERTH PAULO MOURÃO EM SÃO JORGE-ALFREDO FERNANDES (3)

O Governo do Estado por meio da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS) iniciou nesta segunda-feira (10) a terceira e última etapa da campanha estadual de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), vírus responsável pela maioria dos casos de câncer no colo de útero.

Com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a vacinação ocorrerá nas escolas públicas e a expectativa é vacinar para esta etapa 103.256 meninas com idade entre 11 e 13 anos de idade em todo o Amazonas.

A campanha estadual iniciada nesta segunda-feira (10) se estenderá até o próximo dia 31, encerrando a programação pré-estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). A terceira etapa de imunização seguirá o mesmo cronograma nacional lançado também nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde.

Para receber a terceira dose da vacina, as alunas com idade entre 11 e 13 anos precisarão apenas apresentar o cartão que comprova o registro das doses anteriores. No caso de primeira vacina, as estudantes não necessitam apresentar autorização dos pais como previsto em nota técnica do Ministério da Saúde. No entanto, caso não haja consentimento, os pais poderão recorrer à assinatura de termo de recusa.

Amazonas – Lançada em março do ano passado pelo Governo do Amazonas como forma de garantir a proteção da vida de milhares de meninas, o Estado passou a ser o primeiro do Brasil a implantar a sistemática de vacinação nas escolas da rede pública, com o apoio da Prefeitura de Manaus e Secretarias de Saúde.

Em 2013, mais de 50 mil alunas da rede pública estadual receberam a dose da vacina nas escolas da capital e do interior, representando cerca de 80% da meta estipulada para imunização nas escolas.

Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o Governo do Amazonas mais uma vez sai na frente com iniciativa pioneira em prol da preservação da vida humana. “A gestão do Governador Omar Aziz reflete diretamente nos resultados positivos com esta campanha no Estado. Vale lembrar que é imprescindível que todas as meninas com idade estipulada recebam a vacina tanto da etapa estadual, quanto a etapa nacional caso não tenha sido imunizada em 2013”, explicou.

De acordo com o Centro de Atendimento ao Escolar (CAES) vinculado a Seduc, todas as Coordenadorias Distritais em Manaus, assim como Coordenadorias Educacionais do interior do Amazonas estão sendo acompanhadas constantemente de modo a garantir o atendimento integral em todas as escolas da rede.

O principal objetivo da campanha e do programa estadual de vacinação contra o HPV é prevenir o câncer de colo de útero, o tipo mais frequente entre a população feminina do Estado e também da região Norte, enquanto em outras regiões predomina o de mama. O Amazonas é o primeiro Estado do País em prevalência da doença. OHuman Papiloma Virus (HPV) ou Papiloma Vírus Humano, em português, está presente em 90% dos casos de câncer de útero registrados no Estado.