Olimpíada Brasileira de Matemática: INSCRIÇÕES ABERTAS

Estudantes das escolas públicas de todo o país já podem se inscrever na 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. As inscrições iniciaram e podem ser realizadas pelas escolas até o dia 16 de maio no site www.obmep.org.br

A Olimpíada é realizada anualmente e tem por objetivo estimular o estudo da Matemática entre estudantes das escolas públicas e incentivar a valorização profissional dos educadores, contribuindo assim para a melhoria da educação básica e promovendo a inclusão social através da difusão do conhecimento.

A competição é uma promoção dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e Sociedade Brasileira de Matemática. No Amazonas, a Olimpíada é coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Na última edição da Olimpíada, em 2007, 459.957 estudantes de 793 escolas públicas de todos os municípios do Amazonas participaram da competição. A expectativa da Seduc é que a exemplo do ano passado um número expressivo de estudantes se inscrevam e participem das atividades.

Público Alvo

De acordo com o regulamento, poderão participar: estudantes de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e ensino médio das escolas municipais, estaduais e federais. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem participar desde que estejam cursando os anos finais do ensino fundamental e médio.

As provas, de acordo com o regulamento, serão aplicadas em níveis estadual e nacional, nos dias 26 de agosto e 08 de novembro respectivamente. Na 1ª fase, os estudantes realizam uma prova objetiva, de 20 questões que é aplicada nas escolas. Os que obtiverem as melhores pontuações na 1ª fase estarão habilitados para a 2ª fase, a qual é constituída de uma prova discursiva, de 6 a 8 questões, que será aplicada em locais indicados posteriormente.

Premiações

Os estudantes vencedores da Olimpíada serão contemplados com medalhas de ouro prata e bronze, bolsas de iniciação científica e certificados de menção honrosa. Os professores premiados terão a oportunidade de participar de um Curso de Aperfeiçoamento na cidade do Rio de Janeiro. As escolas receberão um kit áudio-visual e livros para compor uma biblioteca básica em Matemática e Ciências  e as Secretarias de Educação receberão troféus.