Olimpíada de Língua Portuguesa etapa Manaus tem vencedores

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio da Coordenação da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” 2008 está divulgando os vencedores da competição na etapa ‘Manaus’.

Mais de 65% das escolas da rede estadual de ensino participaram do concurso, uma média de 340 inscritas. Cada série deveria escrever textos pertencentes a um gênero de acordo com as categorias existentes. Os 5º e 6º anos concorreram com poesias, os 7º e 8º ano com memórias e os 2º e 3º anos do Ensino Médio poduziram artigos de opinião.

Os vencedores da etapa ‘Estadual’ serão indicados posteriormente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A coordenadora técnica da Olimpíada no Amazonas, Francisca França, relatou que este ano, a iniciativa adotou o tema O lugar onde vivo. “É importante este tipo de atividade, que estimula o senso crítico e proporcioa ao estudante, uma reflexão sobre a realidade na qual vive”, comentou.

A coordenadora disse ainda, que o objetivo da Olimpíada é colaborar para melhoria do ensino da leitura e da escrita no Brasil.  “O Programa Escrevendo o Futuro desenvolveu, de 2002 a 2007, ações de formação continuada para os professores da rede pública, a fim de orientar a produção de textos dos alunos”, frisou.

A Olimpíada é realizada em três etapas: A Escolar, a Municipal, a Estadual, a Regional e a Nacional. A cada etapa serão divulgados os indicados que poderão concorrer na fase seguinte.

O grande vencedor será anunciado em dezembro deste ano. Os 15 melhores classificados na seleção Nacional receberão uma medalha de ouro, um microcomputador e uma impressora. O professor orientador receberá o mesmo prêmio que o estudante e a escola ganhará um laboratório de informática com 10 microcomputadores, uma impressora e livros para ampliação do acervo da biblioteca.

A Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa  é resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social. No Amazonas, a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) coordena o evento.

VENCEDORES – MANAUS:

DISTRITO 1