Pais de alunos são motivados a integrar as ações do ‘Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa’

Reunião com pais foi realizada na escola Herbert Palhano (2)

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio da escola estadual Herbert Palhano, localizada na Rua Belém (bairro Nossa Senhora das Graças) realizou nesta quarta-feira (4) um encontro de formação direcionado aos pais de estudantes e também a comunitários. Na ocasião, os responsáveis pelos alunos foram motivados a colaborar com a escola na execução do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, denominado pelo Ministério da Educação de PNAIC.

A exemplo da reunião ocorrida na escola Herbert Palhano, o encontro denominado de ‘Dia P’ também foi realizado nas demais escolas públicas estaduais que oferecem atendimento educacional do 1º a 3º anos do ensino fundamental. Por meio de palestras, o ‘Dia P’ buscou mobilizar os familiares para a participação efetiva no processo educacional de seus filhos.

De acordo com a representante da Seduc e coordenadora adjunta pedagógica do Distrito 3, professora Melissa Maciel, a reunião serviu para informar e instruir os pais a como firmar parceria com a escola em prol do desenvolvimento das crianças. “O ‘Dia P’ foi criado para sensibilizar os pais a participarem cada vez mais do processo educacional dos seus filhos, levando-os a conhecer os objetivos e metas do PNAIC”, frisou a educadora, enfatizando que a participação dos pais garantirá o sucesso das ações educacionais desencadeadas pelas escolas.

O vigilante Valdson Dantas, 37, pai de dois alunos matriculados na escola estadual Herbert Palhano, destacou a importância do PNAIC, que ao trabalhar com aulas de reforço, tem se configurado como um auxílio na alfabetização dos seus filhos. “Nós, pais, ficamos gratos aos professores por disponibilizarem um pouco a mais do seu tempo às crianças que sentem dificuldade durante o processo de alfabetização. Após o início das aulas de reforço notamos melhoria significativa na leitura dos meus filhos” revelou.

Valdson Dantas - pai de aluno - participou do encontro e se disse motivado a colaborar com a escola.

Valdson Dantas – pai de aluno – participou do encontro e se disse motivado a colaborar com a escola.

No encontro realizado na escola Herbet Palhano os professores demonstraram na prática algumas das ações desenvolvidas com os alunos em sala de aula com a exposição dos trabalhos reforçados realizados para estimular a leitura. “Mostramos aos pais os motivos pelo qual escolhemos dado livro, demonstramos como trabalhamos a leitura e os recursos e metodologias pedagógicas utilizadas em sala de aula para impulsionar o ensino”, mencionou Melissa Maciel.

Na escola, os educadores reuniram-se em grupos e analisaram vários eixos de aprendizagem. Os professores do 1º ano analisaram o eixo ‘Leitura’; os do 2º ano trabalharam ‘Produção Textual’ e os que atuam no 3º ano, analisaram fundamentos de ‘Lingüística do Sistema de Escrita’.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipais. No Amazonas é executado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).