Parceria com Forças Armadas e Ministério dos Esportes leva atividades formativas a alunos da escola estadual Eunice Serrano

001

Em Manaus, noventa estudantes da escola estadual Eunice Serrano, localizada na Rua Monsenhor Coutinho (centro de Manaus), estão sendo beneficiados pelo programa Força no Esporte. Desenvolvido em vários Estados brasileiros pelo Ministério dos Esportes e pelas Forças Armadas, o programa conta com a parceria regional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e leva aos alunos noções de cidadania ao mesmo tempo em que favorece a qualidade de vida por meio do incentivo à prática do desporto.

Conforme o gestor da escola estadual Eunice Serrano, professor Wellington Sena, o projeto começou a ser executado há poucos meses e seus frutos e benefícios já podem ser notados. “São atividades que geram profundo interesse nos jovens e que os capacita para uma vivência escolar e social mais produtiva. Percebemos, em pouco tempo, que os alunos beneficiados passaram a ter um melhor comportamento no ambiente escolar e em suas famílias. Igualmente, eles passaram também a atribuir um maior valor ao ensino”, disse o gestor.

Coordenado em Manaus pelas Forças Armadas, por meio da 29ª Circunscrição do Serviço Militar, o programa beneficia jovens estudantes com noções de civismo e cidadania, atividades esportivas (nas modalidades de judô, futebol e jiu-jitsu), noções de higiene e primeiros socorros, além de acesso a passeios culturais e visitas supervisionadas a organizações militares. Os jovens também usufruem de acompanhamento médico e odontológico.

“Logo que apresentamos o programa à comunidade escolar, os estudantes se mostraram bastante motivados a participar e registramos mais que o dobro de inscrições previstas. A princípio atenderíamos 40 alunos, mas hoje 90 estão sendo beneficiados”, informou o gestor Wellington Sena.

Conforme Sena, as programações são realizadas, no contra-turno escolar, de segunda a quinta-feira. “Sob a monitoria de profissionais do Exército e de servidores da própria escola os alunos participam de ações desenvolvidas nas dependências da 29ª Circunscrição do Serviço Militar e em nossa própria unidade de ensino. Às segundas e quartas-feiras as atividades são aplicadas com o público masculino e às terças e quintas-feiras com o público feminino, com o aval dos responsáveis destes”, disse o gestor.

A Seduc também tem participação estratégica no programa executado regionalmente, fornecendo materiais esportivos para execução das atividades, tais como kimonos, além do transporte para a locomoção dos alunos.

Os passeios e visitas guiadas também são um dos atrativos do programa. No primeiro mês os alunos da escola Eunice Serrando já visitaram o Teatro Amazonas e o Paço Municipal. Estão programadas, ainda, visitas ao Parque do Mindu, CIGS, Estação Naval do Rio Negro, Batalhão de Operações Ribeirinhas, dentre outros locais.