Presidente da SBPC destaca iniciativas científicas realizadas nas escolas do Amazonas

(TABATINGA)  Na cerimônia de início da reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Tabatinga, o presidente da entidade, Marco Antônio Raupp, destacou a estrutura que é oferecida pelas escolas da rede pública estadual do Amazonas e que vêm estimulando a prática da pesquisa entre os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.

Em seu discurso, na abertura oficial do encontro regional da SBPC, Marco Raupp, citou que a disponibilização de laboratórios de ciências nas escolas da rede pública de ensino é observado pela comunidade científica brasileira como uma importante inovação. “Visitamos várias escolas e percebemos a importância que vem sendo dada, por parte do governo estadual, à prática científica nestas instituições. Observamos que os laboratórios disponibilizados nas escolas são equipados com uma grande variedade de recursos que facilitam o entendimento dos alunos acerca dos conteúdos e estimulam a integração entre ciência e ensino”, disse Raupp.

O governador Eduardo Braga também participou da cerimônia de abertura da reunião da SBPC em Tabatinga, e sendo um dos conferencistas ministrou palestra “Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Estado”. Em sua fala, Eduardo Braga mencionou que a política de desenvolvimento sustentável posta em prática pelo governo do Estado está surtindo em efeitos positivos.

“Além de garantir fontes de renda ao homem amazônico – a partir a utilização adequada dos recursos naturais -, nossa política está assegurando a conservação da floresta, que hoje tem 98% de sua área intacta”, citou Braga, acrescentando que a política ambiental desenvolvida no Amazonas é ampla e tem como um dos pilares a educação, fomentada desde o ensino básico aos programas de pós-graduação.

 

SBPC Mirim

O encontro regional da SBPC prosseguirá até amanhã (sexta-feira) e conta com uma variedade de atividades disponibilizadas ao público participante.

Em Tabatinga, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e entidades parceiras está integrando as crianças e os jovens com as discussões científicas e promove na escola estadual Pedro Teixeira a SBPC Mirim, onde os alunos têm acesso a dezenas de oficinas, palestras e atividades extra-classes, todas orientadas por especialistas. Além dos estudantes de Tabatinga, a Seduc também mobilizou a comunidade escolar do município de Benjamin Constant para participar das programações.

O secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim e a equipe do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc  participaram das programações,  orientando as atividades escolares.