Escolas públicas estaduais promovem ‘Gincana Azul Desportiva’ como parte das ações integradas em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

IMG_0318

Nesta quinta-feira (11), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio de sua Coordenadoria Distrital 7 realizou a I Gincana Azul Desportiva, reunindo mais de 300 alunos de 24 escolas públicas estaduais da zona norte de Manaus.

Realizada na escola estadual Tereza Siqueira Tupinambá, localizada no bairro Nova Cidade, a Gincana foi parte das ações integradas em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído no dia 2 de abril.

Divididos em equipes com quatro participantes, alunos de várias modalidades de ensino e com faixa etária entre 11 e 14 anos puderam mostrar seus talentos em modalidades esportivas voltadas para o público infanto-juvenil, dentre elas: boliche, mini-maratona, bola ao cesto, arremesso de argolas, dentre outras.

IMG_0304

Segundo o gestor da escola Tereza Siqueira Tupinambá, professora Luis Augusto Basílio, a gincana surgiu através de uma necessidade de mostrar para aos alunos e funcionários da escola, características acerca do autismo. “Temos alunos autistas que integram nossa comunidade escolar e para que haja maior interação e a participação efetiva destes na escola realizamos projetos de integração”, explicou.

Um desses projetos foi a ‘Gincana Azul’ que contou com a participação de alunos autistas de outras escolas.

O evento que agora faz parte do calendário de atividades da unidade de ensino procurou demonstrar a importância da integração e socialização de jovens autistas dentro e fora da sala de aula.

IMG_0514

A gincana, conforme o coordenador do Distrito 7, professor Júlio Cézar Meireles, encerrou um ciclo de atividades temáticas que vinha sendo realizadas desde o mês de março e que incluiu palestras com a participação de docentes do Centro de Atendimento de Educação Especial Mayara Redman Abdel Aziz, com abordagens relacionadas ao tema.