Professores com projetos educacionais de referência divulgam seus métodos pedagógicos em Seminário promovido pela Coordenadoria 1

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio de sua Coordenadoria Distrital 1 promoveu na última semana o seminário “Melhores Práticas Pedagógicas”. No encontro, professores com projetos de referência na rede de ensino de Manaus socializaram estratégias pedagógicas que vêm contribuindo significativamente com o aprendizado de alunos do ensino fundamental e do Projeto Avançar.

A atividade foi realizada no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado na Rua Ramos Ferreira, nº 875, centro, tendo como público: 74 professores, 36 gestores de escolas públicas e aproximadamente 50 estudantes do ensino fundamental.

De acordo com a coordenadora adjunta pedagógica do Distrito 1 da Seduc, professora Socorro Moura, o seminário teve como objetivo é disseminar novas metodologias objetivando um ensino de excelência. “Nossa proposta é apresentar aos professores metodologias diferenciadas de ensino, levando-os a refletir que tais metodologias podem levar a um melhor rendimento educacional dos estudantes com os quais trabalham”, explicou.

Socorro Moura acrescentou que o objetivo da mostra é a troca de experiência entre diferentes professores. “Para que aqueles que se sintam desestimulados com a prática do ensino, reconheçam nessas novas metodologias, uma maneira de também motivar os alunos a querer aprender e, com isso, melhorarem seu rendimento escolar”, apontou.

Práticas e metodologias de ensino diferenciadas foram apresentadas pelos professores.

Práticas e metodologias de ensino diferenciadas foram apresentadas pelos professores.

A iniciativa do projeto, de acordo com o Distrito 1 da Seduc, partiu da necessidade em divulgar o uso de metodologias diferenciadas, que estavam trazendo bons resultados para as escolas. “Nós percebemos que os alunos estavam reprovando em disciplinas como Ensino Religioso e tendo maior índice de aprovação em Matemática. Queríamos saber que mágica estava sendo feita por esses professores para alcançar esses resultados”, conta a professora.

Dentre os professores convidados para o seminário, estava o gestor da escola estadual Professor Francisco Albuquerque, Ricardo Soares, que avaliou positivamente a atividade. “As novas práticas metodológicas são fundamentais em sala de aula, pois os alunos precisam de acompanhamento, desse interesse do professor, desde a educação básica, para que possam chegar capacitados num próximo nível”, enfatiza o professor.

A Mostra contou com a apresentação de alguns professores considerados referência na utilização de metodologias diferenciadas, que vêm ganhando reconhecimento. Segundo o educador Adson Silva, que ministra a disciplina Língua Portuguesa, na escola estadual Getúlio Vargas e expôs sua metodologia inovadora no evento, o professor tem que ver a necessidade de mudar sua postura de ensino em sala de aula. “Não imponho uma forma de trabalhar. Isso não funciona. Muitos alunos quando pressionados, perdem o interesse. Deixo eles livres para escolherem a melhor forma de aprender. Só assim o fazer pedagógico vai acontecendo”, fala o professor Adson.

Os alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano), que também prestigiaram o evento, realizaram apresentações de teatro, com o espetáculo “A bailarina que não sabia ler” e a interpretação da canção “Oh Happy Day”, como forma de exemplificar o ensino da Língua Inglesa através da música.

O aluno João Carlos, da escola estadual Antônio Telles, ao participar do evento falou das vantagens que essa nova metodologia (do ensino de Língua Inglesa) tem trazido para o seu aprendizado. “Aprender inglês com música é melhor, mais fácil de acompanhar o conteúdo, porque só com o livro a gente tinha que escrever muito e era cansativo”, destaca o aluno.

Estudante João Carlos, da escola estadual Antônio Telles enfatizou que o aprendizado é mais rico com as novas metodoogias

Estudante João Carlos, da escola estadual Antônio Telles falou que o aprendizado é mais rico com as novas metodologias.