Professores da rede pública estadual concluem pós-graduação em Ensino Religioso Escolar

IMG_8499

Na última semana, 50 professores da rede pública estadual concluíram um curso de pós-graduação lato sensu em Ensino Religioso Escolar. Financiado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e aplicado pela Faculdade Salesiana Dom Bosco o curso buscou oferecer maiores subsídios a educadores que atuam no segmento ministrando aulas de religião ou desenvolvendo projetos afins na rede pública estadual de educação do Amazonas.

De acordo com a gerente de Formação Continuada da Seduc, Rosângela Braga, o curso proporcionou aos participantes um entendimento consistente sobre o fenômeno religioso com foco no currículo escolar. “O curso teve carga horária de 390 horas e foi realizado em 13 módulos. A formação foi ministrada por mestres e doutores e co-organizada pela Seduc por meio do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan). Conforme relato dos que dele participaram, a formação foi consistente e ampliou o universo de conhecimento e recursos metodológicos para atuação em sala de aula”, apontou.

50 professores da rede pública estadual concluíram o curso de pós-graduação.

Cinquenta professores da rede pública estadual concluíram o curso de pós-graduação.

Dentre os 13 módulos oferecidos durante formação, destacaram-se: “O Humano Religioso: um ser de busca ou em busca?”; “Fenômeno religioso: religiosidade e religião”; “Religiosidade, indivíduo e sociedade” e “As tradições religiosas”.

A gerente de Formação Continuada da Seduc destacou o empenho da Faculdade Salesiana Dom Bosco no desenvolvimento do curso. “Acompanhamos o desenvolvimento dos trabalhos e destacamos a importância acadêmica e social da parceria cuja finalidade foi qualificar os docentes”, citou Rosângela Braga.

Participação

Para a coordenadora de Ensino Religioso da Seduc, professora Nilza Suzano, o curso de pós-graduação trouxe aos educadores da rede um novo olhar sobre o currículo escolar. “Acredito que os nossos profissionais passaram a deter uma visão mais holística acerca do ensino religioso, com ênfase no diálogo inter-religioso e respeito à diversidade que deve permear a atuação dos professores nas escolas”, comentou.

Segundo Nilza Suzano, o Ensino Religioso, no Amazonas é desenvolvido em todo o ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), com uma aula semanal para cada turma neste segmento educacional.

Como ação posterior ao curso de pós-graduação, Nilza Suzano informou que no mês de agosto, entre os dias 1º e 3, será promovido pela Seduc o 1º Seminário de Professores de Ensino Religioso do Estado do Amazonas, com o tema ‘O fazer pedagógico do professor de ensino religioso escolar na diversidade cultural e religiosa do Brasil’. “As inscrições já podem ser requisitas nas coordenadorias distritais da capital”, informou Nilza Suzana.