Profissionais da educação da rede estadual participam de formação sobre o PDDE

Educação_Diretores, professores e membros do conselho _Foto_Eduardo Cavalcante_2

Durante dois dias, aproximadamente 300 educadores participarão da atividade desenvolvida em parceria com a Cecampe Norte.

Nesta terça-feira (11/06), diretores, professores e membros dos conselhos escolares, participaram do lançamento do “Programa Cecampe Norte no estado do Amazonas”, com o objetivo de iniciar as formações sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Básico, com recursos oriundos do Governo Federal. O evento ocorreu no auditório da Unidade 6 da UniNorte, no Centro de Manaus.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte (Cecampe Norte), visa atuar na perspectiva do ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo ações voltadas para a qualificação do PDDE e ações integradas.

A gerente de Fortalecimento da Gestão Escolar (Gforge), da Secretaria de Educação, Diana Franco, destacou a importância das formações, que iniciaram nesta segunda-feira e encerram nesta terça-feira (12/06), focando no trabalho de orientação.

“O PDDE consiste nos repasses de recursos às unidades executoras para gerenciarem esses valores dentro das normas legais. A Secretaria de Educação tem o compromisso de auxiliar na aplicação com muita orientação e qualidade”, afirmou a gerente.

Segundo o coordenador do programa e professor na Universidade Federal do Pará (UFPA), Afonso Nascimento, o Cecampe Norte é um centro colaborador, fruto de uma parceria entre a UFPA, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e as universidades federais do estados da região Norte, que busca fazer o processo de formação, acompanhamento e avaliação da política do PDDE, junto aos gestores das escolas da rede pública.

“Iniciamos o evento com essa atividade de abertura e, em seguida, já iniciamos os processos de formação. Temos uma previsão de formação de, aproximadamente, 300 agentes educacionais. É um programa que tem uma relação essencial com uma política que abrange todas as escolas”, informou.

Para o diretor da Escola Estadual (EE) Antônio de Lucena Bittencourt, Altamiro Castro, a ação é fundamental para subsidiar gestores escolares na efetivação de planos de atendimento e prestação de contas.

“Esse evento é muito importante, principalmente para nós que lidamos com a gestão dos recursos públicos federais, mais ainda quando se trata da questão da prestação de contas, porque a legislação do FNDE, e do próprio MEC (Ministério da Educação), é muito dinâmica, então a gente tem sempre que estar se atualizando”, afirmou.

Participaram, ainda, do primeiro dia de formação, a representante do FNDE, Hilda Souza Pereira; o pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson José de Souza Júnior; o pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Almir Oliveira de Menezes; a auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Adrianne Regina da Silva Freire; o gerente geral setor público do Banco do Brasil, Raimundo da Silva Baía; o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Anézio Mar Neto; o reitor da UniNorte, Iyad Amado Hajoj; a diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Ambiental (Secadi/MEC), Maria  do Socorro Silva e da Coordenação de Apoio à Gestão Escolar (SEB/MEC), Hilquias Rosa de Oliveira.

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Educação e Desporto Escolar