Programa de pós-graduação para professores da rede pública estadual tem inscrições abertas

IMG_9768

O Governo do Estado deu início nesta segunda-feira ao processo de inscrição para o programa de pós-graduação voltado para professores da rede pública estadual de educação. Prevendo a oferta de 6.780 vagas gratuitas, inicialmente serão ofertadas 3.300 vagas específicas para os municípios de Manaus, Tabatinga, Tefé e Parintins. Os professores interessados poderão realizar gratuitamente suas inscrições até o dia 1º dezembro.

Edital (Acesse Aqui)

Inscrições: (Acesse Aqui)

Voltados, inicialmente, para professores dos quatro municípios – Manaus, Tabatinga, Tefé e Parintins – o curso de especialização em Metodologia do Ensino para a Educação Básica terá duração de 20 meses e será oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e as aulas estão previstas para ser iniciadas em fevereiro de 2014.

Para se inscrever é necessário ao candidato: ser professor efetivo ou integrado da rede pública estadual de educação (Seduc) graduado em Licenciatura Plena na área do curso pretendido; não estar em processo de aposentadoria; possuir disponibilidade de tempo para os estudos aos sábados e cumprir, pelo menos, três anos de efetivo exercício na Seduc, em sala de aula, na disciplina em que receber a formação, contados a partir da inscrição no processo seletivo.

Conforme edital, das 3.300 vagas oferecidas inicialmente, 350 são para professores de Parintins, 200 para Tabatinga, 400 serão destinadas para Tefé e 2.350 serão destinadas para professores de Manaus.

Os docentes que realizarem suas inscrições no período estabelecido – de 18 de novembro a 1º de dezembro de 2013 – deverão validar suas inscrições mediante comprovação dos documentos apresentados no período de 2 a 11 de dezembro de 2013 nos locais e horários definidos no edital.

O resultado do processo de seleção deverá ser anunciado pela Seduc e UEA, em seus sites institucionais, no dia 13 de dezembro de 2013.

Segundo o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, no mês de janeiro de 2014 será realizado o processo de seleção para professores dos demais 58 municípios do Amazonas. As aulas, para estas 58 localidades serão iniciadas, também, em fevereiro de 2014.

Ação inédita

Os editais do programa de pós-graduação voltado para professores foram lançados pelo governador Omar Aziz no último dia 13 de novembro. A assinatura ocorreu durante cerimônia de inauguração da escola estadual Humberto de Campos, localizada no bairro Alvorada I, zona centro-oeste de Manaus.

A oferta gratuita do curso de pós-graduação oferecida pelo Governo do Amazonas é a maior do país. De acordo com o governador Omar Aziz a tendência é ampliar o número de vagas para todos os professores que ainda não atingiram a qualificação. “Quando esta turma se formar nós vamos abrir mais seis mil vagas e daí por diante até que todos tenham a pós-graduação. Entendemos que a partir do momento que os professores do Estado fazem uma especialização quem ganha com isso são os nossos alunos, a educação, além do próprio professor que terá essa melhoria no currículo”, disse o governador.

Conforme o edital, os critérios da seleção avaliarão principalmente o tempo de serviço e o currículo do profissional.