Programa Ensino Médio Inovador é aplicado em 41 escolas da rede pública estadual do Amazonas

A matriz curricular dos estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino está ganhando no Brasil um novo adicional pedagógico por meio da implantação do programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). De iniciativa do Governo Federal, o ProEMI já está sendo aplicado em 41 escolas do Amazonas e beneficiando diretamente 18.856 estudantes. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), as instituições de ensino estão buscando beneficiar os estudantes a partir da aplicação de atividades complementares envolvendo ciência, tecnologia, cultura e trabalho.
 
Na última semana, uma equipe do Ministério da Educação (MEC) esteve em Manaus coordenando o encontro “Diálogos com o Ensino Médio”, onde representantes das Secretarias de Educação dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Piauí e Ceará receberam orientações para o desenvolvimento efetivo do programa. A gerente de Ensino Médio, Vera Lima e o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, Edson Melo, representaram o Amazonas no evento.     
  
Coordenado pelo Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais o encontro “Diálogos com o Ensino Médio” teve como objetivo promover a interlocução, produzir e socializar conhecimentos entre professores, alunos e comunidade escolar envolvidos com o ensino médio, além de formular políticas públicas. Durante a reunião, também foi ministrada a aula inaugural do projeto “Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador (JUBEMI)”, que é um curso à distância que contemplará 25 professores do Amazonas, os quais terão acesso a informações e atualizações em caráter exclusivo sobre o ensino médio brasileiro.
 
 
Representantes do MEC estiveram na última semana em Manaus orientando a aplicação do programa Federal.
  
Durante o encontro, a gerente do ensino médio da Seduc, Vera Lima, enfatizou que o curso a distância será de extrema importância e trará ganhos significativos para o desenvolvimento do ensino no Amazonas. “O curso e a plataforma por ele oferecida nos proporcionarão um diagnóstico preciso da juventude brasileira. Este conhecimento, somado à possibilidade de nossos professores dialogarem com professores de outras regiões do país resultará na elaboração de projetos para melhor atender os estudantes do Amazonas”, afirmou Vera Lima.  
 
Ensino Médio Inovador
 
Lançado em 2009 pelo MEC o ProEmi surgiu como incentivo ao sucesso escolar de estudantes das escolas públicas, visando oportunizar a eles o acesso e a participação em projetos como os de reforço escolar, de iniciação científica, de preparação a vestibulares, de estímulo à atividades artística, dentre outros.
 
Para a execução das atividades planejadas, as escolas selecionadas recebem verba financeira específica destinada pelo Governo Federal por meio de seu programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
 
Escolas do Amazonas aderem ao programa
 
Atualmente, 41 escolas públicas estaduais no Amazonas já desenvolvem o projeto “Ensino Médio Inovador”, sendo 14 na capital e 27 no interior, beneficiando diretamente 18.856 estudantes.
 
Uma das unidades de ensino que já soma resultados positivos com o programa é a escola estadual Nossa Senhora das Dores, no município de Eirunepé. Lá, o projeto é aplicado desde 2010 e atende atualmente a 798 alunos com os projetos: “De olho no Enem”, “Recuperando”, “Investigação científica da malária” “Projeto Feira de Ciências” “Produção de Texto”, “Leitura, Vitalidade e Saúde”, e “Redução da evasão escolar”.
 
Segundo o gestor da escola, professor José Gersoney Ferreira, os resultados educacionais já podem ser notados. “Com o programa, o número de estudantes aprovados em vestibulares e concursos aumentou consideravelmente, fruto do trabalho diferenciado que os professores realizam com a comunidade escolar por meio das atividades complementares”, disse o gestor.
 
Em Manaus, a escola estadual Isaac Swerner é uma das 14 instituições que aplicam o programa e segundo a gestora da instituição, Odisséia Rocha, a expectativa pelos resultados é grande. “Estamos em fase de implantação do projeto e pretendemos focar no ensino noturno, pretendendo reduzir a evasão escolar, que é uma problemática a ser combatida com medidas atrativas”, informou.