Programa ‘INTERAÇÃO’ estreia neste sábado na TV Cultura

Estréia neste sábado (dia 3) na TV Cultura o programa INTERAÇÃO, parceria realizada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a emissora pública. O programa será exibido durante 12 sábados seguidos das 9h às 10h e consiste na disputa de escola contra escola, sendo uma gincana de perguntas e repostas envolvendo temas e assuntos presentes no currículo escolar do ensino fundamental.

O programa terá como ‘concorrentes’, estudantes do 7º ano do ensino fundamental e um total de 12 escolas da rede pública estadual  disputarão a premiação máxima. As duas melhores escolas participarão da final no dia 19 de dezembro.

No programa de abertura a disputa será entre a escola estadual Balbina Mestrinho (localizada na Cachoeirinha) e a escola Brigadeiro João Camarão (localizada no São Lázaro). O Interação será apresentado pelo radialista Daniel Anzoategui.

O programa será uma espécie de jogo de perguntas e respostas. Cada escola selecionará 25 alunos dos quais cinco participarão da disputa e 20 comporão a platéia e irão torcer pelos colegas. Serão 20 perguntas fundamentadas nos conhecimentos curriculares da série que os alunos estão cursando, a partir de questões gerais de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências de acordo com o nível disputado e tendo como referência principal a Proposta Curricular da Seduc e de Livros de Literatura acessíveis nas bibliotecas escolares.

Segundo o Gestor da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão, Marcos Alvim, o programa leva os alunos a saírem da rotina de aulas teóricas, incentivando, assim, a melhoria do aprendizado. “É muito importante que os professores desenvolvam técnicas inovadoras de ensino e levem seus alunos a realizarem atividades que vão além da rotina teórica”, disse.

Marcos Alvim comentou que o programa Interação, além de um momento de diversão, leva os alunos a se empenharem mais em suas atividades escolares. “A seleção para participar do programa foi disputadíssima”, afirmou.

O programa Interação irá ao ar sempre aos sábados, das 09h às 10h, e ao final das 12 edições do programa (com início neste dia 3), a escola e os estudantes campeões receberam certificados e medalhas.

Calendário das primeiras seis edições do programa  Interação

“Fase Eliminatória”

Escola Est. Balbina Mestrinho x Escola Est. Brigadeiro João Camarão