Programações da Semana da Pátria são prestigiadas pela população

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou entre os dias 1º e 7 de setembro uma série de eventos cívicos em comemoração à Semana da Pátria e do Amazonas. As atividades foram marcadas pela intensa participação da população de Manaus.
 
Trazendo o tema, “Amazonas: terra de oportunidades”, a semana temática reuniu comunidades escolares de todas as zonas de Manaus e foi prestigiada pelo governo do Estado, Omar Aziz, pelo vice-governador do Estado, José Melo e também pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Silva.
 
Oportunizando a reflexão e a participação dos estudantes, as programações iniciaram no dia 1º de setembro com a “Benção do Fogo Simbólico”, que neste ano foi realizada na igreja São Paulo Apóstolo (bairro Cidade Nova) sendo complementada pela “Corrida do Fogo Simbólico” que contou com a participação de 800 estudantes e teve como destino o Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Elisa Bessa Freire, onde ocorreu a cerimônia de abertura da ‘Semana’, com o pronunciamento do vice-governador José Melo e demais autoridades.
 
 
Corrida do Fogo Simbólico foi realizada na zona norte de Manaus.
  
Durante a cerimônia no Ceti, foram premiados pelo Governo do Estado os estudantes da rede pública vencedores do Concurso de Desenhos em alusão à Semana da Pátria, sendo eles: Ivandro Lopes da Silva, aluno da escola estadual Letício de Campos Dantas, classificado em 1º lugar; Kézia Fernanda Leão, aluna do Ceti Zilda Arns, classificada em 2º lugar e ainda Edson da Silva Júnior, da escola estadual Brandão de Amorim (Parintins), classificado em 3º lugar. Os jovens foram contemplados com um netbook, uma câmera filmadora e uma câmera fotográfica.
 
 
Estudantes foram premiados durante o evento.
 
Ainda no dia 1º de setembro, logo que encerrada a cerimônia no Ceti Elisa Bessa Freire, a pira com o fogo simbólico da Pátria foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros até à Ponta Negra, onde foi fixada e exposta até o dia 7. No local, a pira cívica foi recepcionada pelo secretário da Seduc, Rossieli Silva em solenidade que contou com a participação da fanfarra da escola estadual Petrônio Portela e um número musical protagonizado por estudantes do Colégio da PM.
 
 
Neste ano, Fogo Simbólico ficou exposto na Ponta Negra.
 
 
5 de Setembro
 
No dia em que se comemora a Elevação do Amazonas à categoria de Província (5 de setembro) as atividades foram iniciadas na Praça da Saudade (centro de Manaus) com a homenagem póstuma ao primeiro presidente da Província do Amazonas: João Batista de Figueiredo Terreiro Aranha.  
 
 
Homenagem a Tenreiro Aranha foi realizada na Praça da Saudade.
 
Na sequência, às 17h, foi realizado o tradicional desfile escolar, que este ano levou mais de 20 mil pessoas ao Sambódromo. O evento contou com a participação do governador Omar Aziz e demais autoridades civis e militares.
 
 
Governador Omar Aziz prestigiou o desfile escolar de 5 de setembro.
 
A programação do desfile teve como base o tema da Semana da Pátria e do Amazonas – “Amazonas: terra de oportunidades” – onde estudantes de todas as zonas da cidade de Manaus apresentaram painéis ilustrativos ressaltando as características empreendedoras e naturais do Estado do Amazonas.  
 
 
Estudantes de todas as zonas de Manaus desfilaram no Sambódromo.
 
 
Desfile reuniu estudantes do ensino fundamental e ensino médio.
 
 
7 de setembro
 
No dia 7 de setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil, foi realizada, às 17h30, a cerimônia de ‘Abafamento do Fogo Simbólico’ e logo depois, às 18h teve início, também no Sambódromo, o Desfile Militar, reunindo as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Policia Militar e Corpo de Bombeiros.
 
O evento também contou com a participação do governador Omar Aziz, além de autoridades militares e civis.
 
 
Autoridades prestigiaram o desfile militar.
 
Forças Armadas conduziram o desfile.
 
Programação rica em simbolismo 
 
Ao final das programações, a gerente de Projetos Complementares da Seduc e coordenadora da Semana da Pátria e do Amazonas/2012, Marinete Castro, disse que os objetivos foram todos alcançados, com a semana envolvendo estudantes, familiares, comunidade escolar e a população em geral. “Buscamos favorecer junto à sociedade o civismo, oferecendo a esta uma programação rica em simbolismo. Ficamos felizes ao constatar, pela intensa participação popular, que nossos objetivos foram alcançados”, disse Marinete Castro, citando também a contribuição das entidades parceiras da Seduc durante as programações.
 

 

Fotos: Eduardo Cavalcanti (Seduc) e Alex Pazuello (Agecom)