Programas estaduais Pró-Engenharias e RH-TI classificam 42 estudantes em universidades públicas

IMG_4859

Neste ano, 42 estudantes engajados no Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) e no Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI), ambos executados pelo Governo do Estado, ingressarão no ensino superior mediante aprovação na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O Pró-Engenharias e o RH-T1 são programas que buscam despertar nos estudantes o interesse pelas carreiras acadêmica e profissional nas Engenharias e na área de Tecnologia da Informação, por meio de atividades orientadas em escolas da rede pública estadual de ensino sediada na cidade de Manaus. Os dois programas são coordenados em regime de parceira pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Aluno de RH-TI, Christian D’Deus Lira Cruz, 17, conta que o programa ampliou sua visão sobre a área profissional que gostaria de atuar. “Atribuo grande parte da minha aprovação ao programa RH-TI, que me proporcionou um direcionamento a respeito do curso que eu optei, da visão que eu tinha da área. Além disso, os professores foram muito bons, persistentes no ensino de determinados assuntos que muitas vezes deixavam dúvidas. Estou muito satisfeito com o resultado. Fazer parte do programa foi um diferencial”, comenta o estudante, que ingressará no curso de Engenharia na UEA.

Também do Programa RH-TI, Gabriel Gusmão da Costa, 17, afirma que o programa lhe apresentou muitas possibilidades. “O programa me ajudou muito nesse resultado, não somente pelos conteúdos trabalhados, mas por toda a informação que nos foi passada a respeito do mercado de trabalho, das possibilidades que teríamos se ingressássemos na área de exatas”, pontua Gabriel Gusmão, admitido em Sistemas de Informação na Ufam.

De acordo com o assessor da presidência da Fapeam, Edilson Soares, a aprovação dos estudantes que participaram de ambos os programas é um feito histórico. “A aprovação de um número expressivo de alunos dos programas RH-TI e Pró-Engenharias é um feito histórico, principalmente por ser um projeto piloto, uma experiência que deu certo. Apesar de nem todos os alunos terem optado por cursos da área de exatas, mesmo assim é satisfatório ver que em grande parte, os programas foram decisivos para essa escolha. Disciplinas como Matemática, Química e Física, que foram trabalhadas durante o projeto, certamente servirão como base para o ensino superior e são as disciplinas que eles menos sentirão dificuldades, um ponto positivo que irá garantir a permanência no curso”, aponta Edilson Soares.

Aprovada no curso de Engenharia Florestal da Ufam está Shuanny Gonçalves Ramires, 17, aluna do Pró-Engenharias, que afirma que a experiência foi muito gratificante. “O programa me auxiliou muito nessa aprovação, principalmente em Física, que era uma das disciplinas que eu mais sentia dificuldades. Graças ao que aprendi no programa, terei uma boa base para ingressar no ensino superior. Estou bastante feliz com esse resultado”, explica.

“Estou muito feliz com a aprovação. Inicialmente eu tinha o sonho de fazer Engenharia, que é minha verdadeira paixão, mas passei em Física, uma boa área, que também acaba se assemelhando. Além da minha força de vontade, atribuo essa conquista ao Pró-Engenharias. Sem isso eu não teria conseguido esse resultado, pois exige um preparo redobrado e, no Programa, fomos incentivados a nos dedicar muito, principalmente através da resolução de questões, muitas questões. Pretendo investir tudo nesse curso, caso contrário não vai ter valido a pena todo o meu esforço”, afirma Pedro Matheus da Silva Leite, 17, que ingressará no curso de Física pela Universidade Federal do Amazonas.

Segundo o Secretário Executivo Adjunto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Eduardo Taveira, os programas têm uma importância fundamental, principalmente pelo incentivo aos futuros profissionais de Tecnologias da Informação e Engenharia. “Os programas são uma tentativa de resolver um problema grave no Brasil e no Amazonas, que é a falta de profissionais nas áreas de Engenharia e Tecnologias da Informação. Esses profissionais atuam em setores muito importantes, responsáveis pela geração de novas tecnologias e ações de desenvolvimento, por isso merecem reconhecimento. O estado carece de profissionais assim, portanto, uma das maiores finalidades dos programas é também despertar nos alunos a vocação para essas áreas de conhecimento”, comenta.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, comentou que o ingresso do número bastante expressivo de estudantes sinaliza o bom aproveitamento do curso. “Neste primeiro ano de aplicação, notamos que o saldo foi positivo. O êxito dos alunos sinaliza que o conteúdos ministrados foi ao encontro de suas expectativas”, citou Rossieli Soares.

Benefícios

Um dos benefícios que os programas proporcionam aos estudantes da rede pública estadual é a oferta de uma bolsa mensal de Iniciação Científica Júnior Especial, no valor de R$ 190, durante os dois anos do Ensino Médio em que estiverem regularmente participando do projeto. Caso o estudante seja aprovado em cursos ofertados por universidade pública, ele receberá durante o primeiro ano de graduação, pelo programa ao qual estiver vinculado, uma bolsa de R$ 360.