Projeto de informática voltado para pais de alunos auxilia a inclusão de estudantes especiais da escola Augusto Carneiro

Curso aplicado na escola (1)

Localizada na Avenida Joaquim Nabuco, no centro de Manaus, e oferecendo atendimento regular a estudantes com necessidade especiais auditivas, a escola estadual Augusto Carneiro dos Santos está contribuindo com a educação e a inclusão de seus alunos de uma maneira bem diferente: levando os pais à participação efetiva em projetos desenvolvidos pela escola.

A ideia, conforme a gestora da unidade de ensino, professora Haideé Carneiro, é fazer com que a educação ultrapasse os limites da escola e chegue ao cotidiano diário dos alunos. “Trabalhando com crianças e jovens com necessidades especiais, procuramos educar e contribuir com a inclusão social de cada um deles e entendemos que a participação dos pais é fundamental nesse processo”, afirmou a gestora.

Gestora da escola, professora Haideé Carneiro disse que o objetivo do projeto é auxiliar a educação além dos limites da escola.

Gestora da escola, professora Haideé Carneiro disse que o objetivo do projeto é auxiliar a educação além dos limites da escola.

Implantado recentemente, um dos projetos que vem dando certo é o “Informática para pais de alunos surdos e mudos”, pelo qual os familiares dos estudantes recebem instruções básicas para o uso do computador. “Além de assimilar para si, com o conhecimento sobre informática os pais conseguem agora acompanhar as atividades repassadas pelos professores aos seus filhos e auxiliar no desenvolvimento escolar destes”, comentou Haideé Carneiro.

Na prática, o projeto oferece aos pais noções de informática básica incluindo ensinamentos sobre diversos programas. As aulas são ministradas sempre às terças-feiras, beneficiando atualmente cerca de 25 pessoas.

Para a dona de casa Joelma Brito Cidade, 28, mãe do aluno Luiz Fabiano Cidade, 8, a escola está oportunizando um ensinamento que dificilmente seria adquirido em outro local. “Pelo tempo e até mesmo por questões financeiras dificilmente teria condições de financiar um curso de informática. Considero este curso importante, pois com ele eu aprendo e posso auxiliar as atividades escolares do meu filho”, revelou Joelma.

Monitora do curso, a professora Lucir Nascimento Barata, 60, disse que muitos pais não tinham o menor conhecimento sobre informática. “O bom uso do computador está facilitando o acompanhamento aos seus próprios filhos. Além disso, os ensinamentos são úteis para o seu dia a dia”, citou a professora.

Outros Projetos – Além do projeto de informática a escola estadual Augusto Carneiro dos Santos desenvolve outras ações complementares. Dentre elas os projetos: “Língua de Sinais Para os Pais” ensinando-os a fazer o uso de Libras para melhor se comunicar com os seus filhos; “Projeto de Recuperação” atendendo alunos que precisam sanar suas dificuldades em relação aos conteúdos ministrados em sala de aula; “Competições de educação física” cuja a culminância acontece sempre na Vila Olímpica de Manaus, dentre outras.

Prêmios – Administrada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e pertencente à Coordenadoria Distrital de Educação 1 a escola estadual Augusto Carneiro dos Santos já registra 31 anos de serviços e se destaca por receber premiações em âmbito regional e nacional, dentre elas o  Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) e o Prêmio Nacional Referência em Gestão, que garantiu a gestora da instituição uma viagem de intercâmbio educacional aos Estados Unidos.