Projeto Jovem Cidadão ganha novos espaços nas escolas estaduais

Projeto Jovem Cidadão ganha novos espaços
A iniciativa deve ganhar, até o final do ano, 27 núcleos em diversas zonas da cidade

O Governo do Estado inaugurou hoje (3) o primeiro Núcleo do Projeto Jovem Cidadão, no bairro da Alvorada, na Escola Estadual Manoel Severiano Nunes. A construção marca a implantação de novos espaços físicos para o projeto, onde estudantes da rede estadual de educação poderão desenvolver da melhor forma as atividades da iniciativa.

Um total de 27 núcleos serão entregues até o fim do ano para atender a demanda do projeto. Os Núcleos contam com quatro salas de aulas, laboratório de informática equipado com 20 computadores, secretaria, sala de reunião, sala de dança, pátio para jogos de mesa, quadra poliesportiva coberta e banheiros masculino e feminino, sendo todas as dependências do prédio climatizadas.

O Núcleo da Escola Estadual Manoel Severiano Nunes atenderá diariamente 1,5 mil estudantes da própria escola e também da Escola Estadual Francelina Dantas, que participam do projeto nos turnos matutino e vespertino.

Desde sua implantação, em 2007, o projeto compartilhava da estrutura das escolas públicas estaduais e de outros espaços comunitários como igrejas católicas e evangélicas, associações comunitárias e organizações não-governamentais (ONGs).

O Secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, afirmou que os novos espaços contribuirão qualitativamente para melhoria do projeto que já é destaque nacional.

O Secretário diz acreditar na importância do trabalho desenvolvido pelo CDH, sob o comando da Primeira-Dama do Estado, Sandra Braga, e destaca os resultados do Jovem Cidadão. “O programa iniciou no ano de 2007 atendendo a 4 mil alunos e hoje ele já beneficia a 120 mil estudantes em Manaus e em outros oito municípios do Amazonas”, citou.

O Secretário da Seduc destacou ainda que o “Jovem Cidadão” é uma ampla ação do Governo do Estado e que oferece ao aluno uma nova perspectiva de vida. “Ao participar do programa, o aluno volta à sua escola no contra-turno e tem acesso a uma gama de cursos e atividades que contribuem para seu crescimento como cidadão”, indicou.

Nesta semana ainda, o Governo do Estado deve inaugurar o segundo núcleo do projeto. Localizado na avenida Max Texeira, Zona Norte, o núcleo Júlio César Passos atenderá diariamente 1,5 mil estudantes de três escolas, sendo elas: Escolas Estaduais José Milton Bandeira, Maria do Céu e Júlio César Passos.

Programa Jovem Cidadão
 
Reconhecido como um dos mais abrangentes programas sociais direcionados ao público juvenil, o Programa Jovem Cidadão criado pelo Governo do Amazonas e coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Humano e demais órgãos parceiros vem transformando a vida de milhares de jovens amazonenses.

Atualmente, o programa já atende a 120 mil jovens da capital e do interior do Amazonas e ao participar das ações, os estudantes retornam às suas escolas no contra-turno desenvolvendo atividades esportivas, sócio-culturais e  uma variedade de cursos técnicos.

Para estimular a participação, o Governo do Estado ainda disponibiliza uma bolsa mensal de 30 reais para o estudante, ou de 50 reais para a família com mais de um filho integrado ao programa.

Por meio do programa, os estudantes participam de atividades nas áreas de educação, esporte, cultura, capacitação e qualificação para o trabalho, realizada em parceria com as secretarias estaduais de Assistência Social (SEAS), de Educação (SEDUC), de Segurança (SSP), de Cultura (SEC), de Esporte (SEJEL); e também com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).

Alunos beneficiados

Na Capital

• 90.000 alunos beneficiados

• 138 escolas envolvidas

No Interior

• 30 mil alunos são atendidos

• 75 escolas nos municípios de:
Manacapuru
Maués
Parintins
Tefé
Benjamim Constant
Atalaia do Norte
Itacoatiara
Tabatinga