Prova Brasil avalia o desempenho de 120 mil estudantes amazonenses

Mais de 120 mil estudantes amazonenses da rede pública do 5º e 9º ano do ensino fundamental participam no decorrer deste mês da “Prova Brasil”. O exame foi iniciado ontem (9) e avalia as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos brasileiros e do ensino fundamental. No Amazonas, a aplicação da prova vai até o dia 19 de novembro e atenderá a todas as escolas que têm mais de 20 estudantes matriculados nas séries observadas.

Implantado em 2005, o exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e no Amazonas conta com a colaboração e parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, a prova, organizada em todo o território nacional pelo Ministério da Educação, é constata os avanços educacionais e suscita uma reflexão sobre os pontos em que cada rede escolar precisa avançar. “Dos dados obtidos pela Prova Brasil e por outros mecanismos avaliativos obtemos o índice de desenvolvimento educacional de cada Estado. Nossa meta é conquistar boas médias e figurar entre os dez melhores estados no ranking da educação nacional”, apontou Gedeão Amorim.

O Diretor de Planejamento da Seduc, Rosielli Silva, acrescentou que a  Prova Brasil analisa o ensino da rede pública e serve de base para a adequação e melhorias de políticas voltadas para a educação. “É importante que o professor e o gestor possam ter acesso a esses dados para que trabalhem as principais dificuldades dos estudantes”, explicou.

No mesmo período de realização da Prova Brasil, está sendo aplicado também, em Manaus, os exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que de forma amostral avalia alunos do 3º do ensino médio em Português e Matemática.

Prova Brasil

A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Inep/MEC, que tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. A prova, juntamente com os índices educacionais de cada escola, compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ibed).

No teste, os estudantes respondem a questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. A Prova Brasil é direcionada a alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e a avaliação é elaborada a partir de Matrizes de Referência, que reúnem o conteúdo de cada disciplina oferecida nas escolas.