Psicólogo Waldez Ludwig ministra palestra magna na abertura do 9o. encontro de gestores escolares do Amazonas

1

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início nesta segunda-feira, dia 31 de março, ao 9o. Encontro de Gestores. Reunindo os gestores das 560 públicas estaduais do Amazonas o evento se estenderá até a próxima sexta-feira e tem como finalidade permitir o aprimoramento da qualidade gerencial das escolas estaduais.

Nos cinco dias de encontro, os temas selecionados pela Seduc para reflexão terão como referencial a gestão educacional, enfatizando o compromisso do gestor escolar na busca do aprimoramento da qualidade educativa, assim como na implantação de inovações pedagógicas, principalmente no que tange o alcance da metas educacionais estaduais e nacionais.

O secretário de Estado de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva anunciou a primeira palestra do encontro falando sobre busca pela qualidade. “Infelizmente hoje se faz uma diferenciação entre o que é oferecido pelo setor público e o que é oferecido pelo setor privado. A busca pela excelência deve ser a mesma. Nós, enquanto servidores públicos, devemos estar pautados por essa busca (pela qualidade nos serviços).

2

A palestra magna que abriu os trabalhos foi ministrada pelo psicólogo e conferencista Waldez Ludwig.

Em sua palestra, Ludwig pontuou os perfis profissionais observados no mundo profissional e destacou aqueles necessários para a conquista da qualidade e eficiência. “Criatividade, ética e senso de inovação são requisitos fundamentais para todas as áreas”, disse.

Ludwig citou também que no âmbito profissional, também independente da área, é um erro separar o ‘trabalho’ da ‘vida’. “Agindo assim, sempre estaremos insatisfeitos, independente da remuneração. O trabalho deve estar associado à vida e deve ser realizado com paixão”.

3

Especificamente sobre o profissional da Educação, Ludwig destacou que não se pode, nunca, perder de vista que o conhecimento é o principal bem da humanidade. “Quem trabalha com Educação, nas escolas ou em outras instâncias, tem que gerar ambientes favoráveis para a aquisição do conhecimento. Isso deve permear todas as nossas ações, enquanto professores, gestores ou pedagogos”.

Com o tema central “Ações Compartilhadas: Novos Caminhos para Gestão Educacional” o 9o Encontro de Gestores terá carga horária de 40 horas e uma das metas, além de favorecer a reflexão profissional, é sugerir a elaboração de um plano de trabalho articulado com as novas demandas da atual realidade educacional para a concretização da Política Educacional do Estado do Amazonas.