Sarau Literário realizado em escola estadual trabalhou ação preventiva ao uso de drogas

DSC01122

O evento contou com apresentação teatral, a leitura de poemas e a exibição de desenhos pelos estudantes da 1ª série do Ensino Médio

Com o objetivo de trabalhar o estímulo à literatura na vida dos estudantes e realizar uma campanha preventiva ao uso de drogas, a Escola Estadual Professora Ondina de Paula Ribeiro, zona sul de Manaus, realizou UM ‘Sarau Literário’, executado pelos estudantes da 1ª série do Ensino Médio, na tarde desta quinta-feira (27/06).

Contando como uma atividade para a disciplina de Cultura Digital, disciplina do Novo Ensino Médio (NEM), o evento incluiu apresentações teatrais, narrações de poemas e exposição de desenhos para membros da Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE 2) e alunos das turmas de 2ª e 3ª série do Ensino Médio, da unidade de ensino.

Segundo o diretor escolar da E.E. Ondina de Paula, Adriano Goes, essa atividade permitiu aos estudantes, de uma forma dinâmica e reflexiva, adentrar no universo literário por meio da leitura e da produção e permitiu à escola realizar uma atividade de prevenção ao uso de drogas.

“Chegamos a essa apresentação muito boa e muito importante para a comunidade escolar e para a nossa escola. Esperamos que depois desse sarau, os alunos tenham conhecimento do mal que as drogas podem fazer para a vida deles”, explicou o diretor escolar. 

A leitura e o Sarau

Sob a orientação da professora de Cultura Digital, Suzan Medeiros, os estudantes, durante três meses, realizaram a leitura do livro ‘Uma História Impossível’, de autoria do casal Arlem e Laila Maffra, que culminaram na realização do Sarau Literário.

De acordo com a professora Suzan, foi uma atividade que uniu as disciplinas de Cultura Digital, Língua Portuguesa e Artes com o intuito de trabalhar o enriquecimento do vocabulário dos estudantes, a instrução à leitura e a importância de se criar um hábito frequente de ler um livro.

“Durante a leitura foi solicitado que eles gravassem as palavras que não sabiam o significado e procurassem os sinônimos, palavras conotativas e denotativas, entre outros. Diante do que foi lido, eles transformaram as reflexões deles em desenhos, poemas e teatro”, disse a professora.

A estudante, Micaele Pontes, 16 anos, que participou da atividade durante o Sarau, realizou a apresentação do desenho e do poema dela. Segundo a aluna, foi um trabalho muito importante que permitiu, além do aprendizado da Língua Portuguesa, conhecer os malefícios que o uso de drogas pode causar.

“O desenho que eu fiz representa a mudança e superação do uso das drogas e de todas essas coisas que podem destruir uma família. Isso me emocionou, porque o livro mostrou que as drogas fazem a gente esquecer do que é mais importante, que é a família”, contou a aluna.

TEXTO: Andrya Pietra

FOTOS: Hitalo Kleto/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar