SBPC Mirim: “Ciência ao alcance das crianças”

Concluído no último dia 20 de março no município amazonense de Tabatinga, a reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) contou com uma série de atividades e sua programação não deixou de lado o público infanto-juvenil.

Durante três dias, os estudantes da rede pública de ensino participaram da SBPC Mirim, tendo contato com pesquisadores de diversos pontos do país. Nas atividades realizadas na escola estadual Pedro Teixeira, os estudantes vivenciaram na prática o universo científico e assimilaram novos conhecimentos participando de oficinas, palestras, jogos educacionais, exposições e experimentos práticos de ciência.

A “SBPC Mirim” teve como meta despertar nos mais jovens o interesse pelo conhecimento, fazendo-os vivenciar a ciência que está presente em seu cotidiano. As ações foram coordenadas pela comunidade científica da SBPC, sendo co-orientadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Simultaneamente às programações direcionadas aos mais de 130 pesquisadores brasileiros que estiveram em Tabatinga, na semana de reunião da SBPC a escola estadual Pedro Teixeira foi o cenário de uma experiência ‘mágica’, conforme relatado pela pequena Iara Kamila, de apenas 8 anos e aluna da escola. “Nesses três dias, participamos de muitas atividades e oficinas. Aprendemos muitas coisas e saímos com uma vontade imensa de aprender mais”, afirmou com empolgação a pequena Iara ressaltando que pretende seguir carreira profissional na área de Química.

Ciência no dia-a-dia

De acordo com Marimélia Porcionatto, pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e uma das coordenadoras do trabalho direcionado às crianças na escola Pedro Teixeira, a experiência da SBPC Mirim foi de grande validade, pois despertou nos pequenos o interesse pelo conhecimento. “Sabemos que uma das características do público infanto-juvenil é a curiosidade e utilizamos este fator a favor do ensino. Nas várias oficinas organizadas na escola, os estudantes participaram de experimentos, aprenderam brincando e reforçaram aquilo que o professor transmite dia-a-dia em sala de aula”, explicou Porcionatto.

Para a estudante Leidy Mayara, de 09 anos, os trabalhos realizados na escola aguçaram sua curiosidade e vão levá-la a se interessar mais ainda pelos estudos. “Participei de várias oficinas, dentre elas a que explicou a biologia das plantas. Quero aprender mais sobre a natureza que nos cerca e aprender como as coisas funcionam”, disse a estudante.

Mais de 20 oficinas realizadas

Conforme a organização do evento, mais de 20 atividades diferenciadas foram promovidas na SBPC Mirim. Dentre elas, destacaram-se oficinas educativas como as de “Reciclagem de Papel”, “Astronomia Indígena”, “Jogos Matemáticos”, “Produção de Histórias em Quadrinho, “Experimentando Experiências”, dentre outras.

O gestor da escola Pedro Teixeira, Aldeci de Souza, disse que o evento mobilizou toda a comunidade estudantil de Tabatinga e serviu como motivação para alunos e professores. “Foram dias diferenciados que servirão para fortalecer a educação que já estamos desenvolvendo com responsabilidade em nossas escolas”, comentou. 

O secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim prestigiou as atividades escolares realizadas no município.