Secretaria de Educação alinha ações para segunda etapa do PSS dos Diretores

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Entrevistas acontecerão de 19 a 20 de fevereiro, de forma presencial na capital, e de 21 a 23 fevereiro, de forma online no interior

Na tarde desta quinta-feira (15/02), membros do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, se reuniram, no auditório do Centro de Formação Profissional Padre Pe. Anchieta (Cepan), para alinhar as ações da “Etapa II – Desempenho-Entrevista”, do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a função de novos diretores escolares, da rede estadual de ensino.

A Etapa II inicia no dia 19 e vai até o dia 23 de fevereiro. De 19 a 20, as entrevistas ocorrerão de forma presencial na capital para 113 candidatos, e dos dias 21 a 23, ocorrerão de forma on-line no interior para 219 candidatos selecionados. 

Contando com a presença de dois titulares, professores ou pedagogos, e um técnico, ao todo, serão 10 bancas acontecendo de forma simultânea. Os questionamentos terão como base a Matriz de Referência das Competências dos Diretores Escolares do Estado do Amazonas, instituída pela Portaria GS nº 701, e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 29 de junho de 2022. 

Estiveram presentes na reunião membros das gerências pertencentes ao Degesc, e as principais orientações repassadas foram como acontecerão as entrevistas, na capital e no interior. Foram discutidas questões desde o roteiro das perguntas, até como proceder em caso de alguma eventualidade foram discutidas. 

A diretora do Degesc, Jane Bete Nunes, reafirmou a importância desta segunda etapa e a necessidade de alinhar, com todos os titulares, como  se dará a entrevista para que nenhum candidato, da capital ou do interior, se sinta prejudicado. 

“Teremos várias bancas acontecendo na próxima semana e é importante a padronização. Todas as perguntas são padronizadas e a orientação é que eles sigam a mesma metodologia e o mesmo roteiro”, explicou a diretora.

Membro da Gerência de Auditoria Escolar (GAES), Carla Pacheco,  presente na reunião, explicou como os titulares são escolhidos dentre as gerências do Degesc, onde são visualizados os perfis que se encaixam melhor com a função de titular. 

“Estamos ansiosos com essa etapa. Mas, a equipe está passando todas as instruções e teremos o suporte necessário para realizarmos esse processo com eficiência”, compartilhou Carla. 

A Secretaria de Educação reforça que o candidato deve ficar atento às suas informações pessoais disponíveis no portal da Secretaria de Educação, na aba “PSS Diretor Escolar”, no link http://antigo.seduc.am.gov.br/pss-diretor-escolar.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar