Secretaria de Educação alinha atividades para o “Dia S” em preparação ao Saeb 2023

Educação_Alinhamento para o Dia S_Saeb_Foto_Meire Ellem (2)

A 11 dias do início da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar promoveu mais um encontro do “A um passo do Saeb”. Desta vez, a atividade reuniu coordenadores distritais e coordenadores do Núcleo de Inteligência em Gestão (NIG), da rede estadual de ensino, com objetivo de intensificar a mobilização para o exame nacional, destacando o “Dia S”, que será realizado no próximo dia 18 de outubro. 

O “Dia S”, promovido pela Secretaria de Educação, acontecerá nas unidades de ensino, da capital e do interior, que realizarão a prova do Saeb. Neste dia, serão distribuídos roteiros norteadores com informações básicas do Saeb, que serão debatidos entre diretores, professores, estudantes e familiares. 

“Reunimos com todos os coordenadores para orientar acerca da dinâmica do “Dia S”, um dia em que iremos mobilizar e reforçar a todos sobre a importância da realização dessa avaliação”, destacou a secretária executiva adjunta da Capital, da Secretaria de Educação, Rute Lima.

Segundo o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), Eriberto Façanha, durante todo este ano, a Secretaria de Educação mobilizou e desenvolveu formações para todos os agentes envolvidos no Saeb, dos professores aos alunos, que realizarão as provas.

“Acreditamos que a Educação no Amazonas vai ter um resultado positivo no Saeb 2023, aumentando os  nossos indicadores de qualidade”, compartilhou Eriberto.

Saeb

As avaliações do Saeb buscam traçar um diagnóstico da educação brasileira e dos níveis de aprendizagem dos estudantes. A avaliação externa, em larga escala, será aplicada em escolas públicas e privadas, para alunos do Ensino Fundamental (5º e 9º ano)  e 3ª série do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Realizada a cada dois anos, a aplicação das provas está prevista para os dias 23 de outubro e 10 de novembro.

As notas de cada estado do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, são calculadas a partir das médias das notas dos estudantes no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas pelo Censo Escolar. O Ideb é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil.

Em 2021, mais de 5 milhões de estudantes de todo o país realizaram as provas. Em 2023, aproximadamente, 100 mil alunos da rede estadual do Amazonas farão as provas.

Avanços

O Estado do Amazonas, se tornou o 8º melhor no ranking entre os estados brasileiros, subindo quatro posições em comparação a avaliação anterior, segundo resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2022.

FOTOS: Meire Ellem / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar