Secretaria de Educação dá início ao ‘PPP Itinerante: Oficina De Orientações’ com as equipes escolares da rede estadual

PP na prática_fotos_Eduardo Cavalcante_Seduc_Am (10)

De 19 a 27 de agosto, acontecerá a ação que tem o objetivo de orientar educadores sobre o Projeto Político Pedagógico

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar deu início, nesta terça-feira (19/08), à “Oficina de Orientações: PPP Itinerante”, que segue até o dia 27 de agosto em escolas da rede estadual de ensino. A ação acontece com o objetivo de auxiliar os pedagogos e diretores das escolas a respeito da reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades.

Para dar início às ações da Oficina, a equipe do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Secretaria de Educação,   se reuniu, nesta segunda-feira (19/08), na Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), localizada no bairro Gilberto Mestrinho, zona leste de Manaus. Durante os turnos matutino e vespertino, as equipes pedagógicas das unidades de ensino da Coordenadoria Distrital de Educação 5  (CDE 5) estiveram presentes para tirar dúvidas, receber orientações e discutir a respeito do PPP.

O Programa Político Pedagógico, ou PPP,  é um documento central que determina as particularidades e diretrizes de cada unidade de ensino. Atualizado de maneira anual, o documento recebe alterações de acordo com as mudanças de normativas, de plano pedagógico, no segmento de ensino, indo de regular para  integral ou vice-versa, entre outros.

A técnica do Deppe, Adriana Melo, presente na E.E. Áurea Braga para a Oficina, explicou que o objetivo do PPP Itinerante é estar presente nas escolas para dialogar junto com as equipes sobre as particularidades de cada unidade de ensino, que devem estar presentes no PPP, bem como os itens indispensáveis que também devem constar no documento para ser enviado corretamente ao Conselho Estadual de Educação (CEE/AM).

“Nós estamos atendendo as escolas para que elas tenham um auxílio maior e melhor, na construção e na reelaboração de seus Projetos Políticos Pedagógicos”, disse a técnica.

A elaboração do PPP

Durante o encontro, além das individualidades de cada escola, a equipe do Deppe buscou orientar os pedagogos a respeito dos itens indispensáveis que devem constar nos PPPs. Foram realizadas discussões a respeito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, da Matriz Curricular do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e Finais, das normas regulamentares para a oferta de Educação Especial, dentre outros.

Segundo o coordenador pedagógico da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Maria Madalena Santana de Lima, Wenderson Farias, essa Oficina foi de extrema importância para que a comunidade educativa de sua escola e da rede estadual estivessem alinhadas de forma correta.

“Isso faz com que a gente tenha as ações e procedimentos das nossas escolas fundamentadas, documentadas e, principalmente, sendo regidas pela legislação que hoje a educação nos pede”, explicou o coordenador.

Cronograma da ação:

19/08 – Oficina para escolas da CDE 5 Local: E.E. Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV)

20/08 – Oficina para escolas da CDE 6 Local: Ceti Marcantonio Vilaça 2 (CMPM)

21/08 – Oficina para escolas da CDE 1 Local: E.E. Ruy Araújo

22/08 – Oficina para escolas da CDE 2 Local: Ceti Bilíngue Gilberto Mestrinho