Secretaria de Educação discute parcerias técnicas de gestão e conectividade para rede estadual de ensino

fotos_Eduardo_Cavalcante_seduc_Am (3)

Soluções de conexões e otimização de sistemas para as escolas foram discutidos junto a instituições especialistas em tecnologia educacionais

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar recebeu, nesta terça-feira (07/05), representantes de duas instituições de tecnologia e inovações educacionais para discutir soluções de conectividade e gestão para as escolas da rede estadual de ensino do Amazonas. A iniciativa é voltada para a qualidade educacional tanto dos alunos, quanto dos educadores no ambiente escolar. 

O primeiro projeto, apresentado pela MegaEdu, uma organização sem fins lucrativos, prevê levar internet de alta velocidade para todas as escolas públicas da rede. Para isso, um acordo de cooperação técnica já foi assinado junto à Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (UGP-Padeam). 

Já o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) visa apoiar na evolução de sistemas da rede pública, como acompanhamento de frequência de estudantes, busca ativa, gerando mais qualidade para a educação, por meio do uso eficaz das tecnologias digitais.

Para a secretária de Educação, Arlete Mendonça, as redes de apoio com instituições parceiras são essenciais para contribuir para o desenvolvimento da educação pública. 

“Enquanto secretaria, precisamos pensar em processos que visem o desenvolvimento do estudante. Por isso, essas duas instituições estão aqui, para dialogarmos, discutirmos os métodos de trabalho, apresentar nossas questões e chegarmos a soluções”. 

O coordenador-geral da UGPADEAM, Márcio Bentes, também destacou a relevância das parcerias com outras instituições que atuam no cenário internacional e nacional, como é o caso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), MegaEdu e Cieb.

“Essas relações são fundamentais para as trocas de saberes institucionais, onde é possível compartilhar e aprender sobre os avanços e desafios da agenda educacional do Amazonas e do Brasil. Estamos sempre buscando parcerias visando promover uma educação de qualidade e acessível para todos os estudantes do nosso Amazonas”, afirmou o coordenador. .

O diretor de operações da Mega Edu, Thomaz Galvão, afirmou que as expectativas para atuar junto a Secretaria de Educação no Amazonas são positivas. A Mega Edu apoia estados e municípios, para garantir que todas as escolas tenham internet de qualidade para os estudantes. 

“Estamos muito felizes de estar aqui para apresentar o nosso trabalho e apoio junto às pessoas da secretaria que atuam com as questões de tecnologia. Aqui, pudemos mostrar os esforços que a Secretaria já faz em relação a conectividade com os municípios e até onde podemos chegar com o nosso trabalho”, ressaltou o diretor. 

Já a diretora executiva do Cieb, Julia Sant’ Anna, afirmou que a conversa com secretária de educação Arlete e equipe técnica foi satisfatória e consoante aos trabalhos desenvolvidos pelo centro. A diretora afirmou que o objetivo da parceria é apoiar na evolução do sistema de acompanhamento de frequência dos estudantes e o trabalho de busca ativa.

“A gente percebeu que a secretaria está muito voltada a esse foco, na melhoria da gestão, de acompanhamento de frequência, e essa perspectiva de utilização dos recursos que vêm sendo investidos pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) do estado, com investimento, também, em prevenção do abandono, recuperação de aprendizagens, com o uso de tecnologia”, destacou a diretora. 

Durante o encontro, que também contou com representantes do BID, Padeam e equipe técnica da Secretaria de Educação, Júlia Sant’Anna ressaltou os esforços da rede estadual para manter os alunos em sala de aula. 


“Se por um lado o Amazonas é um estado que demanda uma atenção, é um estado que apresenta uma grande oportunidade de um salto no acompanhamento de prevenção do abandono. A gente sente que está muito perto de um processo muito interessante, muito importante de foco na busca ativa. Uma evolução que vai trazer muitos resultados”, concluiu. 


TEXTO: Mônica Figueiredo
FOTOS:
Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Contato para Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto: Gisa Prazeres (92 98124-2626) e Mônica Figueiredo (92 98100-8787)