Secretaria de Educação lança portfólio das UCAs para o segundo semestre

Fotos_Eduardo Cavalcante_Seduc_Am (46)

As UCAs integram os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio e tem como objetivo aprofundar aprendizagens em diferentes áreas do conhecimento

Nesta terça-feira (23/07), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), realizou o Lançamento do Portfólio das Unidades Curriculares de Aprofundamento (UCAs) para a 3ª série do Ensino Médio no 2° semestre. O evento contou com a presença de professores, diretores e gestores da rede estadual e ocorreu no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), na zona sul de Manaus.

As UCAs são lançadas semestralmente desde 2022 e integram os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio (NEM). O objetivo das unidades é aprofundar aprendizagens em diferentes áreas do conhecimento. Na ocasião, 33 novas unidades foram lançadas, organizadas em sete trilhas de aprofundamento nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

“O objetivo, com esse lançamento, é que os alunos consigam, a partir desses aprofundamentos, trilhar o seu projeto de vida, para que eles tenham um direcionamento melhor na escolha de um Curso Superior, de um Curso Técnico, ou de algum outro curso que queiram fazer após a conclusão do Ensino Médio”, esclareceu o coordenador do Núcleo de Gestão Curricular (NGC), da Secretaria de Educação, Manoel Jeffreys.

As UCAs disponíveis na grade curricular alcançam os alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio em todo o Amazonas. Os educadores têm acesso aos documentos e materiais referentes às unidades na plataforma “Saber +”, que pode ser acessada pelo link: https://www.sabermais.am.gov.br/. Os conteúdos disponíveis subsidiam os discentes em sala de aula e tratam de temas atuais e transversais, buscando destacar os interesses e potenciais dos estudantes.

“Essas unidades permitem ao estudante aprofundar qualquer área curricular da formação básica que ele tenha maior interesse. Então, considerando o interesse do estudante, o potencial dele, essas UCAs são escritas para que o aluno possa expandir sua formação”, complementou a diretora Deppe, da Secretaria de Educação, Jane Bete Martins.

Buscando atingir todos os educadores da rede pública estadual, o evento contou com transmissão ao vivo para os municípios do estado, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). O lançamento completo ficará disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=ehyHMfGKEm4.

Para o professor da unidade de Astronomia, Raphael dos Santos Monte, da Escola Estadual (EE) Vicente Teles de Souza, as UCAs são essenciais para que os estudantes possam atrelar a teoria à prática. Segundo o educador, as experiências em sala de aula despertam o interesse dos docentes.

“A gente sabe que Física é uma disciplina bem complexa. E, trabalhar a Astronomia, às vezes, não é um trabalho muito bem feito ou difundido. Então, com essa trilha, foi possível fazer esse tipo de experiência com os alunos. Os alunos puderam desenvolver seu conhecimento, se aprofundar entre prática e teoria”, sinalizou o professor.

Para o próximo ano, não ocorrerão novos lançamentos, apenas atualizações dos materiais já disponíveis para os educadores. Na plataforma “Saber +”, os professores também podem revisitar conteúdos postados anteriormente. O evento contou com certificação para os presentes.

Texto: Maria Eduarda Oliveira

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar