Secretaria de Educação orienta alunos e servidores sobre a cultura de paz nas escolas estaduais

fotos_Eduardo Cavalcante_Seduc_Am (50)

A ação conta com palestras sobre combate à violência, ao bullying e ao assédio

Nesta segunda-feira (12/08), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), esteve na Escola Estadual (EE) Rio Preto da Eva, no município de mesmo nome, e na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), buscando informar e orientar alunos e servidores sobre a importância da cultura de paz nas escolas. As visitas às unidades de ensino da rede estadual, tanto na capital, quanto no interior, foram retomadas no final do mês de julho.

Oferecendo palestras sobre combate à violência, ao bullying e ciberbullying, ao assédio moral e sexual e ao uso abusivo de substâncias psicoativas, a ação visa trazer esclarecimentos e tirar dúvidas de estudantes e servidores. Um dos setores da Secretaria de Educação presentes nas visitas é a Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (Casp).

“Esse ano nós resolvemos inovar no trabalho da questão da prevenção ao bullying, trazendo a dinâmica da Lata da Empatia. Ela vem para trabalhar duas situações: a empatia e a compaixão. A gente entende que trabalhando esses dois valores, a gente pode prevenir diversas formas de violência”, explicou a assistente social da Casp, Renata Freire.

Durante a dinâmica, os alunos recebem algumas perguntas sobre situações de violência no ambiente escolar e respondem o que fariam para ajudar os colegas. Na ocasião, assistentes sociais e psicólogas esclarecem aos estudantes como proceder diante de atos de violência e quais os possíveis canais de denúncia.

“A experiência foi bem bacana, esclareceu muitas coisas que eu acho que os alunos tinham dúvida e acontecem nas escolas. Acredito que devem acontecer mais frequentemente dinâmicas como essa, nas escolas”, afirmou uma das estudantes presentes, Eloise Vital, do 3º ano do Ensino Médio.

Além da Casp, a ação conta com a participação de servidores do Nise, da Gerência de Admissão e Atenção ao Servidor (Gaas), da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC), da Comissão de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual (Ceams) e da Secretaria Executiva Adjunta do Interior (Seai), além de parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Para a coordenadora da CRE de Rio Preto da Eva, Ilene Palheta da Silva, as informações repassadas pela Secretaria de Educação são essenciais para que os servidores saibam como fazer as denúncias e como proceder ao receberem denúncias dos discentes. “É importante que toda a comunidade escolar saiba que nós temos esse apoio na Seduc e que nós podemos contar com essas equipes para dar o suporte no momento em que recebemos denúncias”, declarou a servidora.

TEXTO: Maria Eduarda Oliveira

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar