Secretaria de Educação promove 4ª edição de Seminário de Avaliação do Cepan

Educação_Seminário de Avaliação do Cepan_ Fotos_Eduardo Cavalcante_seduc_Am (43)

Com o objetivo de reunir os servidores para avaliar as atividades realizadas durante o ano letivo de 2023, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), deu início ao 4° Seminário de Avaliação do Cepan. As ações, que contam com a presença de coordenadores distritais, professores e demais representantes escolares, seguem até esta sexta-feira (14/12), com palestras, oficinas e rodas de conversa. 

Com o tema “Avaliação Educacional: além dos números”, as atividades desenvolvidas no “Cepan Digital”, “Trilhas do Saber” e “Mestre Qualificado”, os três pilares das formações continuadas ofertadas pelo Cepan, entraram em debate no seminário. Durante o encontro, também foram disponibilizados questionários interativos, que avaliavam a participação dos presentes durante as atividades do Centro em 2023. 

“A política de formação continuada tem um ciclo, que começa no planejamento, a partir da análise das demandas de formação, diagnóstico de indicadores e, depois, avançamos para a confecção desses cursos, produção e execução das atividades. É um processo sistematizado, com a participação de diversos setores da Secretaria de Educação”, ressaltou a diretora do Cepan, Adriana Boh.

O seminário de avaliação é uma atividade regular no planejamento do ano letivo da Secretaria de Educação. Realizado pela primeira vez em 2020, os agentes da educação do Amazonas debateram, remotamente na primeira edição, sobre formação continuada, contribuições e impactos no resultado do processo de aprendizagem no período de pandemia. 

Aprendizado contínuo

Entre os principais tópicos de formação continuada ofertados pelo Cepan em 2023, estão a licenciatura intercultural indígena; formação sobre o Novo Ensino Médio (NEM) para gestores; cursos sobre tecnologia na Comunidade Escolas Conectadas (parceria com a Fundação Telefônica Vivo); intensivo sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras); formação sobre os Itinerários Formativos Amazônicos do NEM; Saeb em foco, com atividades sobre os multiplicadores e indicadores do certame; cursos sobre noções básicas em primeiros socorros, dentre outros. 

Além das atividades citadas, a Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), também ofertou vagas de mestrado em Letras e Artes; Ciências Humanas; Educação e Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulamentação de Recursos Hídricos. 

O professor Leonard Rebello Santos, docente da Escola Estadual Belarmino Marreiro, falou sobre sua experiência nos cursos de formação do Cepan. O docente participou de cinco formações durante todo o ano letivo. 

“Nós precisamos estar sempre nos mantendo atualizados. Os alunos são ávidos por conhecimento e estão cada vez mais atentos às tendências tecnológicas. Precisamos acompanhar. No Cepan Digital, por exemplo, temos ferramentas de aprendizado sobre o Ensino Híbrido, Itinerários Formativos e questões sobre o Novo Ensino Médio, que são de interesse dos estudantes”, destacou o professor.

Ao longo de quase 50 anos, o Cepan capacitou mais de 30 mil profissionais da educação, em sua maioria do interior do estado. Atualmente, o Cepan  se divide em Gerência de Articulações e Desenvolvimento Profissional, que realiza a articulação com instituições de Ensino Superior, formação inicial e continuada para os profissionais da educação; e a Gerência de Formação Profissional, que executa cursos de formação continuadas presenciais.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar