Secretaria de Educação reúne diretores da rede estadual para ações preparatórias do Saeb 2023

Fotos_Eduardo Cavalcante_seduc_Am (22)

Durante dois dias, diretores das sete Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, se reuniram para discutir ações preparatórias para a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O encontro, finalizou na tarde desta quarta-feira (04/10). 

Nos dois dias de atividades, servidores da Gerência de Fortalecimento da Gestão Escolar (Geforge) compareceram às escolas das CDEs com o objetivo de promover um momento de reflexão e para orientar os diretores sobre as ações que devem ser executadas neste período que antecede o Saeb. 

A coordenadora da Gerência de Fortalecimento da Gestão Escolar (Geforge), Diana Franco, reforçou que esse encontro compreende mais uma etapa das ações de preparação. A coordenadora ressaltou que esse é um momento de partilha entre os diretores escolares, mas também de repassar informações sobre o “Dia S”, que acontecerá no dia 18 de outubro. 

“Nosso objetivo aqui é reunir os diretores escolares, atores e peças fundamentais nesse processo que antecede principalmente o “Dia S”, o dia de mobilização do Saeb, que acontecerá em todas as escolas da Secretaria de Educação. Queremos fazer um momento de reflexão de todas as ações que foram realizadas no ano de 2023″, explicou Diana.

 CDE 6

Os gestores das 27 escolas pertencentes a CDE 6 se reuniram na sede da coordenadoria, localizada no bairro Cidade Nova, zona norte, para realizar as atividades propostas pela Geforge. Na ocasião, foram feitos exercícios em grupo, que buscaram gerar reflexões sobre as ações preparatórias para o Saeb realizadas pelas escolas e estimular a troca entre os diretores.

O coordenador da CDE 6, Augusto Cordeiro, ressaltou que, mesmo às vésperas da realização da prova, ainda há tempo para que as escolas realizem atividades preparatórias. 

“Estamos aqui nessa reunião importantíssima para repassar instruções de como as escolas irão atuar para a preparação desse grande dia”, disse o coordenador.

A diretora da Escola Estadual (EE) Raio de Sol, Déborah Rodrigues, explicou como há mais de um ano a escola vem trabalhando com seus alunos de 3° e 5° ano do Ensino Fundamental sobre o Saeb, a partir do projeto “Conexão Raios”. Segundo a gestora, o encontro permite esse compartilhamento de projetos permitindo que a CDE 6 avance como uma equipe. 

“Para nós, é um motivo de muita alegria participar dessa grande ação. É uma oportunidade de troca de ideias e de verificar, inclusive, como estão as nossas outras escolas para nós apoiarmos em um grande incentivo junto a nossa equipe”, destacou a diretora. 

CDE 7

Na Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Dra. Zilda Arns Neumann, localizada no Jesus Me Deu, zona norte de Manaus, os gestores das mais de 30 escolas pertencentes à CDE 7 também se reuniram para a realização da atividade.

A coordenadora da CDE 7, Mirian Verdes, reforçou como essa ação diferenciada, juntamente com a equipe técnica, fortalece o trabalho realizado pela coordenadoria e a convicção dos 32 gestores, além de suas equipes, da responsabilidade que eles têm em mãos.

“Os diretores estão interagindo com a equipe de gestão e isso só vem a acrescentar e fortalecer a grande demanda que estamos fazendo para alcançar o bom resultado que desejamos estse ano”, explicou a coordenadora.

A diretora da EE Sebastião Norões, Evelyn Maia, destacou as principais ações que a escola vem realizando em preparação para o Saeb, entre as quais a aplicação de simulados. 

“Estamos trabalhando os descritores críticos, por isso a importância da Avam (Avaliação de Aprendizagem do Amazonas) também, onde nós temos o retorno de como os alunos estão nas disciplinas de Português e Matemática e, a partir daí, vamos trabalhando as dificuldades deles nas provas”, contou a gestora. 

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar