Secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar recebe condecoração da Marinha do Brasil

Euzivaldo Queiroz-Seduc (21)

Na manhã desta quarta-feira (13/12), a secretária de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves,  recebeu a medalha “Mérito Tamandaré”, uma condecoração às personalidades civis com atuações positivas em prol da Marinha do Brasil, em solenidade na praia da Ponta Negra. A honraria foi concedida a partir da parceria, por parte da Secretaria de Educação, na manutenção da Escola Estadual (EE) Almirante Ernesto Mello Baptista, uma escola cívico-militar, com organização de oficiais da Marinha do Brasil.

Localizada na zona centro-sul de Manaus, a EE Almirante Ernesto Mello Baptista funciona desde 2017 com uma gestão compartilhada entre a Secretaria de Educação e a Marinha do Brasil e, atualmente, atende a mais de 530 estudantes, de 1° ao 9° do Ensino Fundamental.

“Receber essa condecoração é uma mistura de gratidão, honra e responsabilidade. Mais do que nunca, se fortalece essa parceria já existente entre o Governo do Amazonas e Marinha do Brasil. A escola hoje possui um aparelhamento especial, com um laboratório de robótica, além de outras revitalizações que desenvolvemos nos últimos meses. Quero agradecer também, em nome do almirante Thadeu Lobo, a toda a Marinha, que desenvolveu um papel essencial para o Amazonas neste ano difícil que tivemos por conta da estiagem”, ressaltou a secretária de Educação.

EE Almirante Ernesto Mello Baptista

Com a implementação do Espaço Maker na unidade de ensino, as atividades tecnológicas seguem a todo vapor, como contou a diretora da EE Almirante Ernesto Mello Baptista, Cleny Alves, que ressaltou também os resultados dos seus alunos nas olimpíadas escolares.

São 29 êxitos nas últimas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Obmep Mirim, Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil e na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

“A condecoração da secretária é um reflexo dos resultados da nossa escola. Temos mais de 500 alunos matriculados, com uma evasão escolar de 0%. Temos também vários projetos em curso, como o Scratch Day, que participamos com êxito este ano. Esperamos que os bons frutos qualitativos e quantitativos continuem a serem colhidos”, compartilhou a diretora.

A secretária de Educação já é integrante de honra na Sociedade Amigos da Marinha de Manaus – Amazonas (Soamar Manaus), uma instituição de abrangência nacional. A participação acontece por conta da medalha “Amigo da Marinha”, recebida também em prol dos feitos da Secretaria de Educação na EE Ernesto Mello Baptista.

TEXTO: Luiggi Bacelar

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar