Seduc abrirá oportunidade de cursos para mais de 13 mil professores

Investindo na capacitação dos professores oferecendo-lhes oportunidades de formação continuada e técnica, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está se programando para, neste ano de 2009, abrir uma média de 13 mil vagas em cursos gratuitos voltados ao magistério.

Por esta ação, coordenada pelo Centro de Educação Profissional Padre José Anchieta (Cepan/Seduc), já está definida a aplicação de cursos presenciais e na modalidade de educação a distância associados a, pelos menos, dez programas.

De acordo com a diretora do Cepan, Regina Marieta, dando início às ações de formação em 2009, a Seduc dá continuidade a vários programas de formação, dentre os quais: Escola de Gestores, Mídias na Educação, Programa Proinfantil, Programa ProFuncionário e Proinfo. “Esses projetos são direcionados a profissionais que atuam em diversos campos da educação, contemplando a formação de professores, gestores, pedagogos, educadores que atuam em ambientes de mídia (como TV Escola e laboratórios de informática), merendeiras, dentre outros”, disse.

O grande objetivo do Governo do Estado, segundo a diretora do Cepan, é o de capacitar e oferecer oportunidades de aperfeiçoamento aos professores e demais funcionários que já estão atuando. “A cada ano buscamos inovar e aperfeiçoar o nosso trabalho, ofertando um maior número de cursos aos docentes da rede pública”, disse Regina Marieta.

Os programas de formação que serão desenvolvidos pela Seduc atenderão capital e interior. “O programa ProInfo, por exemplo, será aplicado em Manaus e também nos municípios de Alvarães, Autazes, Barcelos, Barrerinha, Boa Vista do Ramos, Canutama, Coari, Itamaraty, Manicoré, Maués e São Gabriel da Cachoeira. Nestas localidades, os professores devem aguardar a visita de nossos técnicos que já está agendada para este início de ano”, explicou Regina Marieta.

O mesmo procedimento deverá ser seguido, de acordo com a diretora, pelos educadores de Boca do Acre, Envira, Apuí, Ipixuna, Coari, Itamarati, Japurá, Jutaí, Maraã e Nova Olinda do Norte, onde serão oferecidos o curso “Mídias aplicadas à educação”.

Os dois programas – Proinfo e Mídias Aplicadas à Educação – , visam promover o uso pedagógico da informática e das demais mídias nas escolas, capacitando servidores e apoiando o desenvolvimento de projetos comunitários.

A gerente de educação à distância do Cepan, professora Raimunda Garcia, explicou que todos os cursos, oferecidos pela Seduc são realizados a partir de necessidades constatadas e todas ações de formação são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Informações sobre cursos e vagas disponíveis

Os cursos oferecidos pela Seduc através do Cepan são de ensino presencial e à distância. Os educadores interessados em participar das formações poderão obter informações pelo telefone: 3237-1161 ou comparecer à sede do Cepan, que fica localizado na Avenida Perimetral D, 1984, Japiim II (prédio anexo à Seduc).

Em 2009, a Seduc em parceria com a UEA também deverá oferecer vagas para cursos de pós-graduação, graduação e complementação pedagógica, também direcionados a educadores da rede pública estadual de ensino.