Seduc avalia mais de 168 mil estudantes por meio do Sadeam

Alunos em avaliação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza nesta semana, entre os dias 4 e 8 de novembro, as provas do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam). O sistema possibilita um diagnóstico do desempenho individual e coletivo dos estudantes, oferecendo subsídios para uma gestão de qualidade na educação básica. Neste ano, 168.745 alunos de 5.412 turmas pertencentes a 506 escolas estaduais participarão das provas.

De acordo com o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, ao final do processo, as informações fornecidas pelo Sadeam, servirão para subsidiar a gestão pública estadual.  “Com o Sadeam a Secretaria avaliará como está acontecendo o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Assim, teremos um diagnóstico pedagógico do que os alunos assimilaram ao final deste ano letivo”, destacou.

Para os alunos do 7º ano do ensino fundamental e dos anos iniciais e finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) as provas do Sadeam são aplicadas com conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Já para os alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio e EJA (Ensino Médio), as avaliações contemplam: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Redação.

De acordo com a gerente de Avaliação e Desempenho da Seduc, Jane Bete Nunes, no ano de sua criação, em 2008, o sistema avaliou 23.014 alunos; em 2009, 57.192; em 2010, 77.376; em 2011, 124.076 e no ano passado 276.617 alunos. Agora, em 2013, serão avaliados 168.745 alunos.

Para assegurar o sucesso da aplicação das provas em todo o Amazonas, a Seduc capacitou no mês de outubro os aplicadores, supervisores e multiplicadores responsáveis pela condução dos trabalhos em todas as 62 localidades do Estado. Durante a formação os técnicos receberam instruções metodológicas e materiais didáticos instrutivos referentes à organização e aplicação das provas.

Saeb

Além do Sadeam, na próxima semana ocorrerão as avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). O Saeb tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos destinados aos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.