Seduc capacita 1,7 mil professores para as novas metodologias do Enem

A Secretaria de Estado de  Educação (Seduc) vem adotando uma série de políticas educacionais objetivando resultados positivos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dentre as ações, a Secretaria organiza ao longo desta semana uma capacitação – com consultoria da empresa Multimeios-RJ –  direcionada a todos os professores do 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino.

O curso está sendo aplicado nos períodos da manhã, tarde e noite nas escolas estaduais Sólon de Lucena, Isaac Swerner e Marcantônio Vilaça atendendo a uma média de 1.700 professores.   

Conforme seus organizadores, o curso é organizado em 20h de atividades, abordando as novas metodologias do ENEM dentro dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia, Química, História e Geografia.

O gerente de ensino médio da Seduc e coordenador do Enem no Amazonas, professor Edson Melo, disse que a iniciativa objetiva capacitar devidamente todos os 41.000 alunos do 3º ano do ensino médio, da capital e do interior, para a prova do ENEM que será aplicada no dia 31 de agosto. “Para isso, os professores deverão trabalhar, durante todo mês, com uma proposta de ensino dirigido para o exame”, disse o gerente.

Edson Melo ressaltou que o Enem avalia o aluno de uma forma diferente, já que trabalha com a contextualização e a interdisciplinaridade. “Achamos conveniente fazer esta formação partindo desta característica do Enem”, mencionou Edson Melo.

O secretário da Seduc, Gedeão Amorim, participou da abertura dos trabalhos e interagiu com os professores. Ele citou que o governo do Estado está trabalhando para que o Amazonas tenha desempenho satisfatório no Enem, a exemplo do que ocorreu nas avaliações do Ideb (índice de desenvolvimento da educação básica), onde constatou-se que o Amazonas foi o segundo estado que mais avançou na educação básica no Brasil, nos últimos dois anos.

Alunos terão acesso a material didático e a site de estudo

Após o curso direcionado aos professores, a SEDUC disponibilizará aos estudante um material didático composto por oito fascículos, que servirão de apoio didático e pedagógico para orientar seus estudos. Além disso, haverá um site exclusivo para os que estão se preparando para o Enem. Neste portal, serão disponibilizados simulados, exercícios e conteúdos extras.

A SEDUC distribuirá cerca de 320.000 fascículos e espera trabalhar no próximo ano com professores do 1º e 2º ano do Ensino Médio.