Seduc capacita 2,6 mil professores com o projeto Gestar

Com o projeto Gestar 2, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está proporcionado a formação continuada de um total de 2,6 mil professores de 26 municípios amazonenses. Na última semana, a Seduc e a Universidade Federal de Brasília (UnB) concluíram mais uma etapa do projeto, capacitando os 106 tutores do Gestar 2.

A semana de formação foi realizada em 40h de atividades, na Universidade Federal do Amazonas, sob a supervisão de especialistas da UnB. Nas 40h de formação os 106 tutores do projeto receberam orientações metodológicas sobre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, as quais serão trabalhadas em seguida com os 2,6 mil professores que acompanham o curso.

De acordo com a coordenação do Gestar 2, o programa de gestão da aprendizagem escolar é destinado a formação de professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental no segmento de Língua Portuguesa e Matemática.

Sendo um conjunto de ações pedagógicas que incluem discussões sobre questões prático-teóricas, o Gestar 2 tem carga horária de 300 horas, subdivididas em 120 horas presenciais e outras 180 horas a distância (estudos individuais) para cada área temática. Permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências, além de subsidiar a prática do educador são as principais funções do programa.

No Amazonas, o Gestar 2 é desenvolvido pela Gerência de Formação Continuada da Seduc, que está ligada ao Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan/Seduc).

Na etapa de 2009, o Gestar 2 atende a professores da rede pública estadual e municipal de Alvarães, Anamã, Anori, Apuí, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Boca do Acre, Borba, Carauari, Coari, Codajás, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Silves, Tabatinga, Tefé e Urucurituba.