Seduc divulga o resultado do 3º concurso escolar em combate ao tabagismo

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou o resultado do 3º concurso escolar sobre prevenção ao tabagismo. Com o tema “Fumar faz mal pra você, faz mal pro planeta’’ a iniciativa mobilizou alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas estaduais e municipais de Manaus.

Realizado em três categorias, o concurso teve como campeão na modalidade ‘História em Quadrinhos (HQ)’, o estudante Ivandro Lopes da Silva, da escola estadual Letício de Campos; na categoria ‘Vídeo de 1 minuto’, o estudante Ewerton da Rocha Lira, da escola estadual Maria Amélia do Espírito Santo e na modalidade ‘Desenho’, o estudante Kendril Sousa Bentes, da escola municipal Professora Graciele Fernandes Zany.

Os vencedores serão premiados, com uma bicicleta cada, em evento temático que será realizado no próximo dia 29 de agosto pela Secretaria Municipal de Saúde e entidades parceiras, às 8h, no anfiteatro do Parque do Mindú.

De acordo com a representante da Seduc e coordenadora do programa Saúde do Escolar, Delta Segadilha, o concurso tem como objetivo despertar os estudantes para uma consciência crítica acerca dos males ocasionados pelo cigarro. “Através do concurso, alunos das mais variadas idades aprofundam seus conhecimentos e são motivados a tomarem decisão preventiva em favor da qualidade de vida”, informou

Segundo Segadilha, em relação à rede pública estadual, a participação dos alunos foi um dos destaques do concurso. “Neste ano, somente em nossa rede, recebemos inscrições de 500 desenhos. 41 histórias em quadrinhas e sete vídeos de 1 minuto. A cada ano a participação é maior e isso é um indicativo de que a mensagem de sensibilização está sendo bem difundida”, informou a técnica da Seduc.

Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o concurso escolar é realizado em parceria pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e conta com o apoio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECOM) e da Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC).

Neste ano, o concurso foi realizado nas categorias: ‘Desenho’ (para alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental); ‘Histórias em Quadrinho (HQ)’ (para alunos do 6º ao 9º ano) e ‘Filme de 1 minuto’ (para estudantes do ensino médio). Além das premiações aos alunos vencedores, os segundos e os terceiros melhores colocados serão premiados com aparelhos MP4.

Vencedores:

Categoria: Desenho:

Kendril Sousa Bentes
Esc. Mun. Prof. Graciele Fernandes Zany
Anderson Correia Capucho
Esc. Est. Wilma Vitoriano Geber
Fabrício de Souza Tavares
Esc. Est. Sen. Flávio da Costa Brito

Categoria: História em Quadrinho (HQ):

Ivandro Lopes da Silva
Esc. Est. . Letício de Campos Dantas
Druly Andrews Bentes Almeida