Seduc divulga vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” já tem vencedores a nível estadual. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através da Comissão Organizadora do evento, divulgou, hoje (22), os seis classificados para etapa regional do concurso.

Os participantes, alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, concorreram com textos pertencentes a um gênero de acordo com as categorias existentes. Mais de 65% das escolas da rede estadual de ensino participaram da iniciativa, uma média de 340 inscritas.

As poesias, memórias e artigos de opinião foram analisados nesta última semana. Apenas duas produções de cada categoria foram selecionadas.

Os seis ganhadores são, em sua maioria, de escolas estaduais do interior, dos municípios de Nhamundá, Tapauá, Manacapuru, Maués e Borba.

Segundo a coordenadora técnica da Olimpíada no Amazonas, Francisca Hermógenes, a iniciativa, este ano, adotou o tema “O lugar onde vivo”. “Todos os textos devem abordar aspectos e a realidade onde a criança e o adolescente estão inseridos”, comentou.

A coordenadora explicou que o objetivo da Olimpíada é colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita no Brasil.  “É importante este tipo de atividade, que estimula o senso crítico e proporciona ao estudante uma reflexão sobre a realidade na qual vive”, frisou.

A Olimpíada de Língua Portuguesa divulgou, no mês passado, os ganhadores de cada cidade. A etapa estadual é a terceira fase do concurso, que possui um total de cinco.

O grande vencedor, que deverá ser anunciado em dezembro na Capital Federal, receberá um micro computador e uma impressora. O mesmo prêmio será oferecido ao professor orientador da produção. A escola do aluno ganhará um laboratório de informática com 10 microcomputadores, uma impressora e livros para ampliação do acervo da biblioteca.

A Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa é resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social. No Amazonas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) coordena o evento.

GANHADORES

ALUNO (A): Arthur Andrade Melo