SEDUC e SEBRAE levam ações de empreendedorismo a escolas de ensino médio

Proporcionar a estudantes do ensino médio uma melhor compreensão da cultura da cooperação, transmitindo aos jovens informações básicas que resultem em alternativas para favorecer o melhor aproveitamento de sua renda financeira a partir do ingresso no mercado de trabalho. Este é um dos objetivos do projeto Yakinô, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Na última quinta-feira (dia 12), ao realizar o 2º workshop do projeto, a diretoria do Sebrae e a coordenação do projeto pela Seduc anunciaram a expansão do Yakinô, que dobra o número de atendimento, passando a ser aplicado em dez escolas na capital e em mais dez escolas nos municípios de Beruri, Santo Antônio do Içá, Tefé, Manaquiri, Anamã, Autazes, Parintins, Itacoatiara, Humaitá e Tabatinga.

A diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, Cínthia Régia do Livramento, ressaltou que o projeto Yakinô é de grande importância para o contexto da educação pública no Estado, pois vem trazendo resultados positivos na preparação do estudante para o ingresso no mercado de trabalho. “É uma iniciativa criativa que vai ao encontro da necessidade dos jovens, tornando-os inclusive mais participativos em suas escolas”, afirmou.

O diretor técnico do Sebrae Amazonas, Maurício Aucar Seffair, informou que a ampliação do projeto para um número maior de escolas em 2009, reflete o compromisso das duas instituições parceiras – Sebrae e Seduc – no objetivo de qualificar e capacitar os jovens.

Capacitação e Lançamento de Cartilha

Yakinô, na linguagem indígena, significa cooperação. De acordo com a coordenadora do programa pela Seduc, professora Rita Mara Avelino, o mercado de trabalho é altamente competitivo e para beneficiar o estudante, planejou-se esta ação. “Implantamos o Yakinô com o objetivo inserir e treinar o jovem no campo profissional”, explicou.              

No workshop, também foi lançada a primeira cartilha do projeto, onde mais de dois mil exemplares serão distribuídos nas escolas públicas de todo o Estado abordando o tema “Empreendedorismo”.