Seduc e Sefaz capacitam formadores da área de Educação Fiscal

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e da Fazenda (Sefaz) organizaram capacitação direcionada aos técnicos que atuam na área de educação fiscal junto às escolas da rede pública. A formação com a palestra “Tributo e Cidadania”, foi conduzida pelo auditor fiscal da Receita Estadual de Minas Gerais, Wagner Domingues.

De acordo com a técnica da gerência de programas complementares da Seduc, professora Cláudia Nascimento, o evento é uma atualização para os disseminadores que atuam no Amazonas. “O programa de educação fiscal já funciona há mais de dez anos e já formamos mais de mil pessoas, a maioria delas, professores, que tem um papel fundamental na propagação da valorização do bem público”, acrescentou.

Cláudia afirmou que o disseminador passa por um curso online com carga horária de 80 horas e trabalha posteriormente com a sensibilização de um determinado público. “Em 2009, vamos acompanhar vários projetos nessa área, que irão ser aplicados em instituições de ensino e outras secretarias do Estado”, disse.

A temática “Tributos e Cidadania”, abordada no encontro, buscou levar informação aos servidores sobre o funcionamento da política fiscal no Brasil. “Para fiscalizar é preciso, primeiramente, conhecer como se dá o processo de distribuição dos impostos”, sugeriu o palestrante Wagner. Para ele o fortalecimento dessas parcerias e a troca de experiências é algo fundamental para consolidação das ações já existentes no Estado.

O programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef) realiza, também, um trabalho de sensibilização junto aos secretários de Estado e dirigentes de órgãos públicos. O seu principal objetivo com essa ação é auxiliar e reforçar o papel, desses, que tem a decisão da aplicação do dinheiro público em suas mãos.

Blitz educativas em vários pontos da cidade de Manaus como em shoppings e praças públicas direcionadas a toda a população também fazem parte do programa.