Seduc implanta sistema de matrículas on line no interior do Estado

Neste ano, em uma iniciativa pioneira, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) expandiu o sistema de matrículas informatizado para o interior do Amazonas. A exemplo do que já ocorre em Manaus, a população de Parintins pôde garantir suas vagas nas escolas da rede pública estadual de ensino fazendo uso das novas tecnologias.

Em Parintins, o processo foi viabilizado pelo Sistema Informatizado de Gestão Escolar da Seduc (Sigeam), por meio do qual todas as escolas passaram a estar conectadas entre si, o que facilitou o processo de rematrículas para os alunos que já estudavam na rede em 2008, além de transferências e solicitações de novas vagas.

O secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, disse que esta é uma ação importante conduzida pela Seduc que, ao atender com sucesso à capital, está sendo expandida também para o interior.

“Buscamos dar maior agilidade ao processo de matrículas e humanizar o atendimento disponibilizado à população, oferecendo uma variedade de opções que estão resultando no fim das longas filas que havia antigamente para se garantir uma vaga na rede pública”, apontou.

Gedeão Amorim ressaltou que o processo que já é exitoso em Manaus, vai ser levado ao interior do Amazonas e a expansão começou por Parintins, um dos municípios com a maior rede escolar do Estado. “Em Parintins, por conta do empenho de todos os nossos técnicos do Sigeam e com a colaboração de todos os profissionais da rede docente e administrativa das escolas, o processo foi um sucesso. Estamos nos planejando agora para levar esse mesmo benefício a comunidades de outros municípios”, anunciou Gedeão.

Ao participar de uma conferência no Centro de Mídias da Seduc, a coordenadora educacional da Secretaria em Parintins, Lanira Garcia, fez um balanço do atendimento on line das matrículas e mencionou que o uso das novas tecnologias atendeu a todas as expectativas. “O atendimento das matrículas foi feito em tempo recorde e possibilitou um maior controle dos dados educacionais do município”, destacou. 

De acordo com a coordenadora, mais de 16 mil matrículas (entre pedidos de transferências, rematrículas e solicitação de novas vagas) foram viabilizadas por meio do Sistema Informatizado de Gestão Escolar da Seduc (Sigeam).