Seduc incentiva a utilização do xadrez em sala de aula

Desenvolver o raciocínio lógico, a concentração e estimular a disciplina. Este foi o objetivo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ao promover entre os dias 19 e 24 deste mês uma capacitação direcionada a 23 professores do ensino fundamental da rede estadual sobre o uso do xadrez na sala de aula.

A iniciativa permitirá que mais de 2 mil alunos tenham contato com a modalidade e passem a utilizá-la como ferramenta pedagógica. A formação foi realizada na Escola Djalma Batista (Escola de Tempo Integral), Japiim 2, Zona Sul de Manaus.

A maioria dos professores que participaram do evento era de escolas de tempo integral que já desenvolvem o xadrez em suas instituições. O instrutor da Federação Amazonense de Xadrez, Marcos André Souza, que ministrou a capacitação, procurou mostrar como a modalidade pode ser desenvolvida junto a disciplinas do currículo escolar dos alunos e como a mesma pode melhorar o aproveitamento de crianças e adolescentes em sala de aula.

Todas as escolas da rede estadual de ensino receberam no início do ano letivo jogos de xadrez, segundo informações da Seduc. Mas para Marcos André não basta, apenas, distribuir jogos, é preciso capacitar os professores para que eles utilizem corretamente o xadrez e para que possuam uma metodologia que atraia a atenção dos alunos. “E isso é o que a Seduc está fazendo”, afirmou o instrutor da Federação Amazonense.

O professor, Antônio Costa, da Gerência do Ensino Fundamental/Seduc que coordenou a capacitação, explicou que o xadrez é disciplina obrigatória em países Europeus. “No Brasil, não há esse reconhecimento, e a nossa Secretaria vem trabalhando para que isso aconteça”, disse o professor.

Antônio relatou que o xadrez pode ser utilizado pelo o professor de matemática ao de educação física, basta apenas que eles saibam como desenvolver as atividades. “Queremos mostrar isso”, frisou.

Aos professores participantes do curso, foram disponibilizados CDs contendo um programa eletrônico de ensino do xadrez a mais de 200 livros digitalizados sobre a modalidade. “É preciso que esse trabalho não termine aqui. Queremos que o Xadrez seja implantado permanentemente nas escolas e estamos dando ferramentas para que isso venha a acontecer”.

Capacitação e Campeonato

Já pensando em ampliar o número de alunos beneficiados, a Seduc firmou uma parceria com o Ministério do Esporte e com a Secretaria de Estado de Juventude Esporte e Lazer (Sejel) para realização de uma capacitação abrangendo um número maior de professores do ensino médio e fundamental. Este evento será realizado nos dias 3 e 17 de Abril na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira. O lançamento oficial do trabalho realizado nas escolas acorrerá no dia 24 do próximo mês com mais de mil alunos jogando xadrez.

No segundo semestre, a Seduc também espera realizar um campeonato de xadrez das escolas de tempo integral do ensino fundamental com o objetivo incentivar a prática nas instituições de ensino em todo o Estado. A iniciativa contará com a participação, além das escolas de tempo integral, de alguns colégios convidados que já desenvolvem a modalidade.