Seduc inicia atividades da Semana do Meio Ambiente

O nível de desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis está diretamente relacionado ao grau de consciência ambiental da população. A afirmação é do professor doutor em Educação, Rosenir Lira, que participou, nessa segunda-feira (3), da abertura dos trabalhos da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Ambiental.

“A grosso modo, a gente poderia dizer que as políticas vêm na medida das próprias consciências das pessoas. Seria muito contraditório nós termos políticas públicas de alto grau de tecnologia para uma população que não sabe usar”, afirmou Rosenir Lira.

Professor da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rosenir Lira participou da cerimônia de abertura da Semana do Meio Ambiente, ministrando palestra sobre o tema “Práticas Sustentáveis”. O evento foi realizado no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Para exemplificar sua afirmação, o professor falou da forma natural com que a população de Manaus encara hoje a degradação do igarapé do Franco, na Zona Oeste. No local, há algumas décadas, era possível tomar banho, lembrou Rosenir Lira. “As pessoas lidam com aquilo como uma coisa comum, natural. Não há cobrança do poder público para consertar aquilo, porque as pessoas também não percebem. Então, falta uma consciência ambiental”, afirma o professor.

Segundo Rosenir Lira, está na educação a chave para despertar a consciência das pessoas. “Não que a educação possa sozinha gerar o milagre. Mas a educação oferece os fundamentos éticos: os valores. Por outro lado, esses valores só são exercidos e vivenciados na medida em que existe um grau de formação das pessoas. Isso envolve um leque de vivências, que começa na família e em outras instituições sociais, que precisam estar ligadas para agir na formação dessa consciência”, disse o professor.

Seduc institui coordenação de educação ambiental

Em atendimento à política de Educação Ambiental do Amazonas, instituída pela Lei Ordinária nº 3.222, de 2 de janeiro de 2008, a Seduc criou, este ano, uma coordenação específica de Educação Ambiental. Segundo Telma Prado, responsável pela coordenação, a secretaria tem se esforçado para incentivar ações nas suas escolas que promovam a temática da educação ambiental.

“Nossos alunos, não somente os do ensino fundamental, mas também os de ensino médio, já discutem bem isso. Quebrar paradigmas é muito difícil, mas aos poucos isso vai acontecendo dentro das nossas escolas. Esse processo de sensibilização e mobilização já existe. A idéia é melhorar cada vez mais”, comentou Telma Prado.

De acordo com Telma Prado, os Centros de Educação Integral (Cetis) e as escolas implantadas em Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) no Amazonas já dão exemplo de práticas sustentáveis que podem ser replicadas no ambiente escolar. “Algumas escolas já trabalham com energia solar, com a questão de reaproveitamento de resíduos. Então, já há uma caminhada”, disse a coordenadora.

O evento de abertura da Semana do Meio Ambiente, que se encerra no dia 8, também serviu de preparatório para a IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil (CNIJAM). A CNIJAM faz parte do programa Vamos Cuidar do Brasil “Escolas Sustentáveis”, dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente.

As escolas no Amazonas que aderirem à IV CNIJAM trabalharão o tema Escolas Sustentáveis a partir da elaboração de projetos de ação utilizando os subtemas terra, fogo ar e água. Segundo a Coordenação de Educação Ambiental, 120 escolas estaduais, da capital e do interior, participarão. Os trabalhos selecionados irão para a etapa estadual, que será realizada de 25 a 27 de setembro, em Manaus.

Na conferência estadual serão eleitos 25 delegados, que representarão o Amazonas na conferência nacional que acontecerá em Brasília, no período de 25 a 29 de novembro. A CNIJAM de 2009 reuniu 11.631 escolas, envolvendo mais de 3,7 milhões de participantes em 2.828 municípios. O tema debatido naquele ano foi “Mudanças ambientais globais” e “Assumindo responsabilidades”. No Amazonas, participaram 144 escolas na conferência estadual e 25 delegados foram para o evento nacional.

Desde 1972, o dia 5 de junho é a data escolhida para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data serve para promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e também para alertar para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar dos recursos naturais.

Em 5 de junho de 1972, foi realizada a primeira conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente. O evento foi realizado em Estocolmo, na Suécia.