Seduc inicia programações do Mês da Consciência Negra

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inicia nesta semana a programação para o mês da Consciência Negra. O evento de abertura das atividades foi realizado no Salão Nobre do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e reuniu representações do Movimento Negro no Estado, estudantes e professores.

Com programação nas escolas da rede estadual, a Seduc promoverá, durante todo o mês de novembro, oficinas sobre a cultura Afro-Brasileira, apresentações de dança africanas, capoeira, palestras, seminários e projeções de filmes e documentários africanos. Durante toda a programação, a iniciativa abordará a temática da “Implementação da Lei 10.639/03 e Políticas Afirmativas para População Negra”.

Como sugestão para celebrar o “Mês da Consciência Negra”, as escolas estaduais também organizarão mostras de trabalhos, apresentações musicais de instrumentos confeccionado pelos próprios alunos, concurso de bonecos negros, leitura de pequenas histórias, declamação de poesias, elaboração de cartazes e dramatização da história de Zumbi dos Palmares.

Mostra de Cinema Africano nas escolas

Entre as principais atividades programadas, está a Mostra de Cinema Africano “Malembe, Malembe” que iniciou ontem (10) e percorrerá 10 escolas estaduais apresentando seis filmes e documentários sobre a história africana.

A culminância do mês da Consciência Negra acontecerá no III Seminário de Resgate da Cultura e História dos Afros-descendentes, que será promovido no dia 24 de novembro no Instituto de Educação do Amazonas(IEA).

Dia da Consciência Negra

No próximo dia 20 de novembro, mais de 260 cidades brasileiras comemoraram o Dia da Consciência Negra. Essa data foi escolhida por ser o dia em que Zumbi de Palmares, líder do mais emblemático quilombo do país, morreu, em 1695. O objetivo da homenagem é promover a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, como modo de reduzir o racismo e a discriminação.