Seduc levará programa ProInfantil para mais 13 municípios

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) levará o programa Proinfantil para mais 13 municípios amazonenses neste ano de 2009. O programa busca capacitar professores que atuam na Educação Infantil e é viabilizado pela Seduc em parceria com o Governo Federal.

A partir deste ano, o programa passará a ser desenvolvido nos municípios de Autazes, Fonte Boa, Itacoatiara, Coari, Japurá, Jutaí, Maraã, Maués, Nhamundá, Novo Airão, Novo Aripuanã, Tonantins e Urucará. Os referidos municípios somam-se a outros oito, onde o programa já é desenvolvido.

Na última quinta-feira (23), os prefeitos dos 13 municípios participaram de audiência na sede da Seduc e assinaram o termo de compromisso aderindo ao programa que vai beneficiar um total aproximado de 700 professores

Na audiência na sede da Seduc, o prefeito do município de Maraã, Dilmar Santos, mencionou que o município está aderindo ao programa por conta dos benefícios que ele traz para a educação local. “Acreditamos na eficácia do proinfantil pois ele qualifica os professores para uma atuação mais completa e que corresponda a real necessidade dos alunos”, apontou. O município de Maraã (distante 634 Km de Manaus) fez a adesão ao programa Proinfantil pelo terceiro ano consecutivo.

Na assinatura dos termos de adesão, o secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim comentou que um sistema de educação só terá qualidade se houver investimentos efetivos. “É o que o Governo do Estado vem fazendo, contando também com a parceria das prefeituras. Nossa meta é atingir índices progressivos de qualidade e isso obtêm-se com a qualificação de nossos professores, o propósito do programa Proinfantil”, disse Gedeão.

Proinfantil

O programa Proinfantil é um curso à distância, com aulas presenciais e seu objetivo é capacitar professores que lecionam no ensino básico e que atendem a crianças com até seis anos de idade.

Com duração de dois anos e somando 3.200 horas, o programa tem como princípios: valorizar o magistério, oferecer condições de crescimento profissional e pessoal ao professor, contribuir para a qualidade social da educação das crianças de zero a seis anos, além de elevar o nível de conhecimento e da prática pedagógica dos docentes.